quinta-feira, 30/07/2026
Belivaldo Chagas anunciou a retomada das atividades Foto: Arthuro Paganini

Retomada da economia começa nessa sexta-feira, 31

Compartilhe:

O Comitê de Retomada Econômica (Cogere), presidida pelo governador Belivaldo Chagas, decidiu hoje, 30, que a partir de amanhã, sexta-feira, 31, começa a reabertura gradual das atividades econômicas em Sergipe, depois de quatro meses, em virtude da covid-19. O início do plano é representado pela bandeira laranja e abrange uma série de serviços que foram reenquadrados como essenciais.

Empresas como a Job Connect Coworking estão autorizadas a reabrir Foto: Jorge Henrique

Estão autorizados a funcionar a partir da sexta-feira os seguintes serviços: fisioterapia, odontologia, terapia ocupacional, nutrição, psicologia, fonoaudiologia e podologia; somados a escritórios de prestadores de serviços e serviços em geral (publicidade, agências de viagem etc); operadores turísticos e atividades de treinamento de desporto profissional; lojas de calçados, confecções e utensílios.

As atividades religiosas, de qualquer credo ou rito, também estão autorizadas a funcionar, mas apenas com 30% de sua capacidade e às terças-feiras, quintas-feiras, sábados e domingos, em todo o estado, desde que seja seguido o protocolo sanitário.

Ainda na atual fase laranja, terão permissão: lojas de cosméticos, livraria, comércios de artigos de escritórios e papelaria. Salões de beleza, barbearias e de higiene pessoal também estão autorizados a funcionar todos os dias.

Shoppings

“Há uma grande preocupação na relação da abertura ou não dos shoppings. O governo se reuniu essa semana e ouvimos as propostas. Estamos avaliando e assumimos um compromisso dentro do Comitê, de que até a próxima terça-feira, a gente vai se reunir para deliberar sobre a abertura dos shoppings. Isso não foi feito hoje porque nós estamos avaliando as propostas que foram entregues ao Governo”, pontuou o governador.

A média móvel do Índice de Capacidade Utilizada dos Leitos Covid-19 é o principal indicador para a progressão do Plano de Retomada em Sergipe. No novo modelo, apresentado pelo Governo do Estado, para passar de fase é necessário que a média móvel do Índice de Capacidade Utilizada dos Leitos Covid-19 na data de avaliação esteja estável ou em queda, havendo a margem de tolerância em 15% para mais e para menos. A duração mínima de cada fase é de 14 dias.

UTIs

Belivaldo Chagas pontuou que a flexibilização é possível por conta da abertura de novos leitos tanto de Unidade de Terapia Intensiva, quanto de enfermaria, somada à estabilidade na  ocupação desses leitos.

“Nós avançamos, chegamos a 209 leitos de UTIs exclusivos para tratar pacientes com Covid-19, com capacidade de chegarmos a 236 leitos. Não chegamos ainda pela dificuldade de recursos humanos. Temos equipamentos, temos a estrutura física, mas temos a dificuldade de contratar profissionais. Estamos na expectativa de ampliarmos um pouco mais, até que a gente saia dessa zona, até certo ponto, confortável de estabilidade e tenhamos, portanto, um decréscimo na ocupação de leitos de UTI, o que já está acontecendo”, disse o governador.

Compartilhe:

Sobre Antonio Carlos Garcia

Editor do Portal Só Sergipe

Leia Também

Sylvia Anjos, diretora de produção da Petrobras

Petrobras inicia implantação dos gasodutos do SEAP em Sergipe em 2027

Diretora da Petrobras confirma início da infraestrutura do SEAP em 2027; projeto pode transformar Sergipe …

WhatsApp chat