segunda-feira, 23/11/2020
O incêndio, ontem à noite, no Shopping Jardins

Shopping Jardins está aberto com restrições, depois do incêndio; perícia será feita hoje

O Shopping Jardins foi reaberto hoje, 22, ao público, depois de ter sofrido um incêndio na noite da quarta-feira. Uma área, no setor oeste,  que vai da Caixa Econômica Federal  até a Loja Riachuelo está interditada e todas as lojas desse setor estão fechadas, por medida de segurança. Agora pela manhã, a direção do shopping está reunida com oficiais do Corpo de Bombeiros e uma equipe da Defesa Civil municipal para uma inspeção.  Hoje também será feita perícia para descobrir as causas do sinistro. O laudo deve ficar pronto em 30 dias.

Ontem, assim que tomaram conhecimento do sinistro, os brigadistas que trabalham no Shopping Jardins se deslocaram para a loja Eggo Shoes – onde teria começado o incêndio  – para as primeiras providências.  Além da Eggo Shoes, outras duas lojas foram atingidas. De acordo com a assessoria de comunicação do shopping, assim que avaliaram a dimensão do problema, solicitaram a evacuação imediata do centro de compras e acionaram o Corpo de Bombeiros.

No momento do incêndio, cerca de duas mil pessoas estavam no shopping e, sob orientação dos brigadistas, todos saíram. O shopping abriu as sete cancelas e não cobrou  o estacionamento a partir do momento em que os brigadistas determinaram que todos saíssem.

Bombeiros

Muitas viaturas do Corpo de Bombeiros foram acionadas
Foto: Flávia Barreto

De acordo nota divulgada pelo Corpo de Bombeiros, foram identificados três focos de incêndio e o fogo aconteceu entre o forro e o telhado, gerando uma grande quantidade de fumaça tóxica, que chegou a ser visualizada de vários pontos da capital. O incêndio foi controlado, mas os trabalhos prosseguiram até a madrugada de hoje, por conta do material inflamável envolvido no incêndio.

O primeiro combate ao fogo foi realizado pela brigada do shopping, até a chegada dos bombeiros, que se deslocaram com brevidade para o local. Por conta da proporção do incêndio, foi acionado o Sistema de Comando de Incidentes (SCI), tendo à frente dos trabalhos o subcomandante do Corpo de Bombeiros, coronel Luiz Henrique Melo.

Foi utilizado no combate o sistema preventivo do shopping, além de seis viaturas empregadas na operação e cerca de 60 bombeiros. Com o combate direto aos focos de incêndio, por volta das 21 horas o fogo estava controlado.

 

Leia Também

UFS está sob intervenção do MEC; reitor é afastado

O Ministério da Educação e Cultura (MEC) afastou hoje, 23, do cargo de reitor da …