De 29 a 31 de julho de 2026, Sergipe sediará a quinta edição do Sergipe Oil & Gas (SOG26), evento que deve movimentar o setor com expectativa de gerar R$ 300 milhões em negócios por meio de sua rodada empresarial. Consolidado no Brasil como um dos principais polos de atração de investimentos na cadeia de óleo e gás, o estado receberá novamente a feira e as atividades técnicas no Centro de Convenções AM Malls, em Aracaju, com programação integrada e acesso gratuito.
Descobertas realizadas pela Petrobras nos últimos anos apontam volumes relevantes de petróleo e gás natural em Sergipe, conferindo ao estado a condição de nova fronteira do setor no Brasil. A estatal tem planos ambiciosos para desenvolver os campos offshore (no mar), o que deve impulsionar a economia local, gerando empregos diretos e indiretos em toda a cadeia, que abrange exploração, perfuração, produção, manutenção e serviços especializados.

É dentro desse contexto que as empresas Austral, Brain Market e Eolus, organizadoras do SOG26, apostam em um crescimento ainda maior do evento, que no ano passado registrou mais de 3.700 inscritos. A evolução fica evidente na trajetória recente: em 2022, foram 468 inscritos; em 2023, 722; e, em 2024, 2.650. Para 2026, a expectativa é ultrapassar 5 mil participantes.
As inscrições, gratuitas, serão feitas no site do evento e são abertas ao público, especialmente aos profissionais do segmento.
“O projeto Sergipe Águas Profundas, pelo qual a Petrobras vai contratar navios FPSO — que em alto mar processam a produção do cru, armazenam e transferem diretamente para navios de transporte — deve impulsionar ainda mais o segmento no estado e, por isso, acreditamos em um interesse crescente pelo SOG26”, destaca o presidente da Brain Market, Eduardo Aragon.
Negócios e networking
A programação será diversificada, como já é tradição no SOG. A feira de negócios reunirá empresas líderes para apresentar soluções ao mercado, em um ambiente propício para networking e oportunidades comerciais.
O congresso será dedicado à discussão de temas estratégicos e tendências do setor em Sergipe, com participação dos principais atores da cadeia de óleo e gás. A Arena ESG promoverá debates sobre desafios e oportunidades relacionados à implementação de práticas ambientais, sociais e de governança que contribuam para o desenvolvimento sustentável da indústria.
A Seção Técnica apresentará boas práticas e trabalhos desenvolvidos por profissionais de operação e manutenção da indústria de óleo e gás. O evento também contará com uma Arena de Inovação, voltada ao fomento de novas tecnologias para o setor, e uma segunda arena dedicada a negócios, na qual empresas pré-selecionadas apresentarão seus portfólios de serviços, produtos e equipamentos.
Os participantes poderão realizar visitas técnicas a empresas do segmento, uma oportunidade para conhecer de perto as operações da indústria local por meio de roteiros distintos.
As empresas participantes, além de ganhar visibilidade com cotas de patrocínio e reserva de espaço na feira, terão acesso livre às palestras do Congresso e das Arenas Técnicas. Também poderão submeter trabalhos para apresentação na Arena Comercial e se inscrever na Rodada de Negócios, com a possibilidade de conversar diretamente com os compradores das empresas petroleiras locais.
Só Sergipe Notícias de Sergipe levadas a sério.

