Por Antônio Carlos Garcia (*)
Nesta terça-feira (27), às 19 horas, na Spazio Valore Coworking, em Aracaju, será lançado oficialmente o projeto “Prazer em Conhecer”, protocolo de atendimento idealizado pelas terapeutas Viviane Vieira Machado e Mima Souza. A proposta reúne, em um mesmo protocolo terapêutico, o cuidado com a sexualidade e o tratamento de feridas emocionais, a partir de uma abordagem integrada e complementar.
O lançamento do projeto será presencial, com vagas limitadas, e não contará com transmissão online. Durante o encontro, as profissionais vão apresentar a proposta do protocolo, explicar os tipos de demandas atendidas e esclarecer dúvidas comuns sobre sexologia e terapia emocional. “Ainda existe muito preconceito e desinformação quando se fala em sexualidade. Nosso trabalho também é educativo”, ressalta Viviane.
Abordagem integrada
O projeto nasce da experiência prática das duas profissionais e da percepção de que muitas queixas apresentadas em consultório — sejam emocionais, relacionais ou sexuais — estão profundamente conectadas. “Percebemos que os nossos pacientes carregavam dores em comum. Muitas vezes, a queixa chega pela sexualidade, mas a origem está em uma ferida emocional. Em outros casos, um trauma emocional acaba interferindo diretamente na vida íntima”, explica Viviane Vieira Machado.
Viviane é fisioterapeuta, com cerca de 15 anos de atuação na área da saúde, e possui formação em sexologia, com foco em educação sexual e sexualidade humana. Sua formação em fisioterapia contribui diretamente para o trabalho clínico, especialmente nos casos que envolvem disfunções sexuais associadas a aspectos musculares e fisiológicos, como o assoalho pélvico.
Já Mima Souza é hipnoterapeuta, com formação master em hipnose clínica, e atua como terapeuta integrativa, sendo especialista no tratamento de feridas emocionais. Seu trabalho tem foco principal no atendimento a mulheres, embora também atenda homens, utilizando a hipnose clínica como ferramenta terapêutica para acesso, ressignificação e tratamento de conteúdos emocionais profundos.
Segundo Viviane, a parceria surgiu de forma natural. “Somos amigas de muitos anos e sempre tivemos essa inclinação para cuidar de pessoas. Quando começamos a trocar experiências clínicas, entendemos que unir forças poderia potencializar os resultados dos atendimentos e promover uma transformação mais profunda e eficaz”, afirma.
O protocolo desenvolvido pelo “Prazer em Conhecer” prevê atendimentos paralelos, com 10 sessões com a hipnoterapeuta e 10 sessões com a sexóloga, realizadas separadamente, mas com diálogo entre as profissionais. Em situações específicas, pode haver intervenções conjuntas, embora não seja a regra. “A ideia não é misturar os atendimentos, mas unir a história do paciente, ampliando a compreensão das causas e acelerando o processo terapêutico”, explica.
Entre os temas trabalhados estão traumas de infância, repressões culturais e religiosas, crenças limitantes sobre sexualidade, dificuldades de relacionamento e disfunções sexuais que impactam a vida emocional, profissional e afetiva. “Muitas pessoas não associam, por exemplo, uma dificuldade sexual na vida adulta a um trauma vivido na infância. E isso é mais comum do que se imagina”, pontua Viviane.
Os atendimentos do projeto acontecem nos formatos online e presencial. Viviane atende presencialmente no Jardim Europa, em Aracaju, além do atendimento remoto. Mima atua prioritariamente de forma online, utilizando espaços compartilhados quando necessário para atendimentos presenciais.
Para Viviane, o principal objetivo do “Prazer em Conhecer” vai além do aspecto financeiro. “Claro que é um trabalho profissional, mas o nosso propósito maior é transformar vidas. Ajudar as pessoas a se conhecerem, se libertarem de culpas e viverem de forma mais plena e saudável”, conclui.
Informações sobre o evento:
- Local: Spazio Valor Coworking e Escritório Virtual
- Endereço: 👉🏻 Rua Bosco Scaffs, 95, Bairro Inácio Barbosa (Próximo ao Colégio Módulo)
- Acesso ao evento pelo Sympla: 👉🏻 Prazer em Conhecer
- Dia: 27/01 às 19h
Só Sergipe Notícias de Sergipe levadas a sério.

