sábado, 22/11/2025
Iguá Saneamento
Implantação de 59km de novas adutoras fortalecerá o abastecimento em regiões historicamente afetadas pela falta de água Fotos: Ascom/Iguá

Obras emergenciais da Iguá Sergipe avançam no interior do estado

Compartilhe:

 

A Iguá Sergipe avança na implantação de quatro obras emergenciais em seis municípios do interior do estado. Com essas frentes, serão implantados 59 km de novas adutoras até o final do segundo semestre de 2025, contemplando mais de 70 mil moradores em Poço Redondo, Porto da Folha, Itabaiana, Moita Bonita, Lagarto e Riachão do Dantas.

As intervenções, que começaram ainda durante a fase de operação assistida da concessão, foram solicitadas pelo Governo do Estado diante da urgência em resolver situações críticas de desabastecimento que afetavam famílias sergipanas.

Cada projeto é moldado às necessidades locais

Cada projeto tem características específicas, adaptadas às necessidades locais, mas todas têm como objetivo final garantir a regularidade do abastecimento. Em Poço Redondo, a intervenção envolve a implantação do sistema de captação, sob responsabilidade da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), e ampliação da infraestrutura de distribuição, executada pela Iguá Sergipe. Já em Lagoa do Rancho, no município de Porto da Folha, está em execução a implantação de uma nova adutora de água tratada para atender comunidades com histórico de abastecimento intermitente.

Em Riachão do Dantas, as equipes atuam na substituição de trechos críticos de rede e na instalação de reservatórios que irão ampliar a capacidade de armazenamento e reduzir as interrupções. Em Itabaiana, obra mais recente, foi iniciada a implantação de um novo sistema de bombeamento, além da readequação de trechos da rede para maior eficiência no sistema.

“Essas obras representam um compromisso prioritário da Iguá Sergipe com a melhoria imediata da vida da população. Mesmo antes do início da operação plena, a empresa mobilizou recursos técnicos e financeiros para atuar em demandas urgentes e históricas. Estamos falando de investimentos relevantes para o alto sertão e centro-sul sergipano que envolvem dezenas de profissionais e equipamentos em campo”, destaca Cláudio Martins, diretor operacional da Iguá Sergipe.

Obras em andamento

O que está em andamento

  • Poço Redondo: implantação da adutora de 14 km da Estação de Tratamento de Água (ETA) Curralinho ao reservatório, promovendo autonomia hídrica e desvinculação da Adutora do Alto Sertão, beneficiando 33 mil habitantes.

  • Lagoa do Rancho / Porto da Folha: extensão de 10 km derivando da adutora do Semiárido, beneficiando aproximadamente 5 mil habitantes.

  •  Riachão do Dantas / Lagarto: adutora de 25 km entre Tanque Novo e os dois municípios, beneficiando diretamente cerca de 20 mil moradores da região. Em Riachão do Dantas será realizado reforço na rede de água nas vias: Travessia João Cândido, Rua Alto do Cruzeiro, Rua do Cruzeiro, Travessia Cruzeiro e Travessa José Augusto.

  • Itabaiana / Moita Bonita: adutora de 10 km iniciada em março, com meta de reforçar abastecimento na região, beneficiando 11 mil habitantes. Em Moita Bonita, será realizado reforço na rede para melhorar a pressão e distribuição de água para, assim, fortalecer o abastecimento do município.
Compartilhe:

Sobre Só Sergipe

Portal Só Sergipe
Site de Notícias Levadas a Sério.

Leia Também

Orsse

Orquestra Sinfônica de Sergipe celebra Dia da Consciência Negra no TTB

  A Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse) realizou, na noite de quinta-feira, 20 de novembro, …

WhatsApp chat