sexta-feira, 06/12/2024
O que você faz para encantar seu cliente? Imagem: Pixabay

Momentos Mágicos: Muitas empresas morrem porque esquecem sua verdadeira razão de existir

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Por Marcelo Vieira (*)

 

Sua empresa tem planejamento para encantar clientes? Há mais de 20 anos trabalhando com o tema de atendimento, vejo que as empresas investem muito em suas estruturas, nos produtos, logística, ponto de venda e demais. Pode ser que falte algum item, mas o que quero frisar é ‘como falta um plano para encantar os clientes’. Observo isso quando vou em lojas físicas e me deparo com profissionais despreparados, descompromissados, desmotivados e, em muitos casos, não sabem o que poderiam fazer para chegar no nível de excelência exigido por este mercado tão competitivo, no qual muitas empresas vendem o mesmo produto e não possuem um diferencial, ficando apenas na guerra de preço.

É claro que conheço empresas que fazem este dever de casa com perfeição. Estão sempre discutindo este assunto com o propósito de gerar fidelidade e longevidade aos negócios, compreendem que este tema é estratégico neste mercado tão igual, pois o que faz a diferença são as experiências que o seu cliente tem com sua marca, seu produto ou serviço.

Quero convidar você a pensar nestes momentos da verdade, onde ocorrem diariamente várias oportunidades de serem geradas impressões positivas ou experiências encantadoras levando o cliente a um estágio mais avançado de compromisso, retorno e indicação da sua empresa.

Cliente FãAcredito que você deseja que todos os clientes que comprem de você, retorne e compre novamente, que ele saia falando bem da sua empresa, produto ou serviço, e que isso gere um boca a boca positivo capaz de atrair clientes e aumentar seus resultados. Pois é, para isso acontecer de verdade e gerar este tão sonhado cliente fiel que hoje já possui outro nome, Cliente Fã, exige muito trabalho pela frente. Esta construção de cultura voltada para o encantamento depende exclusivamente da importância que você dá para as pessoas que têm este contato direto com o cliente e, principalmente, para as estratégias que foram criadas para estes momentos, pois são elas que irão determinar e gerar os valores da sua marca que tanto podem ser positivos quanto negativos.

Algumas perguntas para você refletir sobre o desenvolvimento de suas estratégias:

 

1 – Minha equipe esta preparada para encantar clientes?

2 – Eles realmente conhecem os comportamentos que fazem a diferença nestes momentos mágicos?

3 – Temos um padrão de encantamento criado, capaz de determinar os comportamentos adequados para cada área de contato com o cliente?

4 – Minha empresa realmente se preocupa com a satisfação de nossos clientes?

5 – Ela monitora e busca corrigir os erros?

Essas são algumas perguntas capazes de elevar o grau de importância para o atendimento.

Aproveito para encerrar com mais uma pergunta.

Por que os clientes devem escolher a sua empresa e não a do concorrente?

Encantar clientes é muito mais do que um bom atendimento. Temos que fazer eles se sentirem especiais.

Te desejo sucesso e lembre-se que atendimento é mais do que um departamento.

 

Todos os dias entramos em cena 🎬, então faça o seu melhor.

 

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Sobre Marcelo Vieira

Marcelo Vieira
CEO da Inspirando Talentos, foi Executivo Nacional de Comunicação e Marketing do Sicoob e da Mag Seguros. Professor da FGV, mestrando em NeuroMarketing FCU - USA - Orlando Flórida, especialista em Excelência pelo Disney Institute, co autor do Livro Ser + Comunicação, coordenado pela jornalista Christiane Pelajo. Com o seu trabalho como palestrante, já impactou mais de 116 mil pessoas.

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