domingo, 14/04/2024
(crédito: divulgação/Adobe Stock)

Gaúchos aderem a serviços digitais de trânsito e lideram ranking nacional

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No cenário atual, marcado pela crescente digitalização dos serviços, os gaúchos despontam como líderes na adesão aos serviços digitais de trânsito, evidenciando uma mudança significativa nos hábitos e na forma como lidam com questões relacionadas ao tráfego. Esse protagonismo se reflete no reconhecimento do portal rs.gov.br, plataforma de serviços digitais do Estado do Rio Grande do Sul, que se destacou entre os três melhores do país no Prêmio iBest 2023, na categoria Governo Estadual, concedido pelo júri da Academia iBest.

O Prêmio iBest, realizado desde 1996, é uma referência no reconhecimento de profissionais e organizações que se destacam no mercado digital brasileiro. Organizado pela iBest Global, este ano contemplou 105 categorias, divididas em quatro segmentos, incluindo e-commerce, serviços financeiros, conteúdo e serviços, onde se enquadram os governos estaduais.

Uma das razões para esse destaque é a crescente oferta de serviços digitais pelo portal rs.gov.br. Atualmente, a plataforma concentra 717 serviços estaduais, com impressionantes 95% deles disponíveis de forma digital. Desde o seu lançamento em 2019, a plataforma tem ampliado o acesso dos cidadãos e empreendedores aos serviços públicos, não é de se admirar que o índice de satisfação do usuário esteja em 77,5%.

Uma das áreas em que essa digitalização se faz mais presente é no trânsito. Antes restritas ao papel ou ao atendimento presencial, as apresentações de condutores infratores deram um salto de modernidade com a disponibilização do serviço na Central de Serviços do DetranRS e na Carteira Digital de Trânsito, do Governo Federal, a partir de 2019 e 2020, respectivamente.

Um levantamento, realizado através de consulta do Detran RS, revela que, em 2023, 39% das apresentações de condutores infratores no Rio Grande do Sul foram feitas eletronicamente, seja através da Central de Serviços do Detran ou do aplicativo Carteira Digital de Trânsito. Esse entusiasmo dos gaúchos pelos serviços digitais é corroborado pelos números da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), que apontam que 36% das apresentações de condutores no país via Carteira Digital de Trânsito foram provenientes do estado.

Essa adesão massiva se traduz em números expressivos: dos mais de 245 mil processos digitais de apresentação de condutores infratores realizados eletronicamente em todo o país, mais de 88 mil foram originados no Rio Grande do Sul, demonstrando a efetividade e a confiança depositada pelos gaúchos nos serviços digitais de trânsito.

Ao todo, o Detran-RS recebeu mais de 283 mil apresentações de condutores em 2023, sendo que 39% dessas foram realizadas de forma eletrônica, através da Central de Serviços, Carteira Digital de Trânsito e Portal Senatran.

Em um contexto em que a digitalização se torna cada vez mais presente em nosso cotidiano, os gaúchos conseguiram se destacar como pioneiros na adesão aos serviços digitais de trânsito, demonstrando não apenas a sua disposição para abraçar a modernidade, mas também a sua busca por soluções ágeis e eficientes para questões do dia a dia. Esse protagonismo, evidenciado pelo reconhecimento do portal rs.gov.br, foi o que colocou o Rio Grande do Sul em destaque no cenário nacional.

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