quinta-feira, 13/05/2021
Público tem até o próximo dia 30 para conferir as produções de educomunicação

Exposição virtual imersiva do projeto Heróis em Ação em Aracaju ganha recursos de acessibilidade e mais tempo de visitação

Herói de verdade não deixa ninguém para trás! Pensando em levar as ações transformadoras criadas pelos jovens de Aracaju no projeto Heróis em Ação ao maior número possível de pessoas, a exposição virtual imersiva Lá Onde Eu Moro, ganhou mais tempo no ar.

Até 30 de abril, os visitantes ainda podem conferir as iniciativas desenvolvidas e implementadas no ano passado pelos quatro grupos – ou liga de heróis! – do município para valorizar e impactar positivamente o ambiente em que vivem, envolvendo 8 facilitadores e 52 heróis.

E mais: recursos de acessibilidade foram agregados, com audiodescrição, legendas e libras. O projeto foi elaborado pela empresa educacional Evoluir, em parceria com o Instituto Rahamim, com patrocínio da Durtex/Hydra e incentivo do Ministério do Turismo

Conheça as ligas de heróis de 2020 em Aracaju e suas iniciativas:

Liga em Ação – Lema: “Unidos para ajudar o Santa Maria” – composta por participantes de 12 à 15 anos, integrantes das oficinas multiculturais de balé, capoeira e música do Instituto Rahamim, localizado no bairro de Santa Maria. Mobilizados em função de uma causa socioambiental coletiva que visa promover ações para trabalhar a consciência cidadã, a liga faz uso de vídeos e lambe-lambes  enquanto recurso de comunicação para sensibilizar e mobilizar a comunidade. O conteúdo é disponibilizado no canal no YouTube criado pela liga, perfil nas redes sociais e rodas de conversa para a comunidade interessada.

Liga da Justiça – Lema: “Heróis juntos no comando, heróis no poder” – composta por participantes de 15 à 18 anos, integrantes do grupo da Igreja local e parceiros do Instituto Rahamim também localizado no bairro de Santa Maria. Mobilizados em função de uma causa socioambiental coletiva que visa promover ações para conscientizar sobre o descarte correto do lixo reciclado e opções de reutilização desses recursos, a liga faz uso de vídeos, no formato de entrevistas e dicas do como descartá-los e reutilizá-los, enquanto recurso de comunicação para sensibilizar e mobilizar a comunidade. O conteúdo é divulgado nas redes sociais dos próprios jovens e do Instituto Rahamim.

Anjos do Bairro – Lema: “Transformar é o nosso lema” – composta por participantes de 09 à 12 anos, integrantes das oficinas multiculturais de balé, capoeira e música do Instituto Rahamim, localizado no bairro de Santa Maria. Mobilizados em função de uma causa socioambiental coletiva que visa promover ações para conscientizar sobre o problema ambiental do descarte incorreto do lixo e os riscos associados à saúde da população, a liga faz uso de um gibi enquanto recurso de comunicação para sensibilizar e mobilizar a comunidade em torno de práticas mais sustentáveis, dentro e fora da sua casa, visando melhorar a integridade ambiental da comunidade. Além do gibi, os heróis estão à frente de uma campanha para pedir mais lixeiras para o bairro junto às autoridades locais.

Liga dos Ajudantes – Lema: “Ajudando ao próximo” – composta por participantes de 09 à 12 anos, alunos de reforço escolar da comunidade Conjunto Valadares, associados ao Instituto Rahamim, localizado no bairro de Santa Maria. Mobilizados em função de uma causa socioambiental coletiva que visa promover ações para conscientizar sobre a poluição ambiental e os riscos de saúde associados por conta do lixo nas ruas, a liga faz uso de um vídeo documentário enquanto recurso de comunicação para sensibilizar e mobilizar a comunidade em torno de práticas mais sustentáveis dentro e fora da sua casa, visando melhorar a integridade ambiental da comunidade. O conteúdo é distribuído via rede de transmissão no grupos de WhatsApp da comunidade.

O projeto

Os conceitos e ações do projeto são conduzidos por meio de um divertido jogo de narrativa (RPG – Role-Playing Game), inspirado no livro da Editora Evoluir “Lá Onde Eu Moro”, de Babi Dias & Victor Peres e Perez, utilizando a metodologia ABP – Aprendizagem Baseada em Projetos. Tudo começa com um chamado feito pela personagem do livro Babi, onde os heróis são convidados para uma aventura que agrega linguagem, mídias e território para mobilizar pessoas em torno de causas socioambientais e culturais importantes para as localidades em que vivem.

O jogo conta com seis estações e o facilitador é o mestre que narra e conduz os adolescentes e jovens participantes na realização das ações  de educomunicação. Os grupos (chamados no jogo de ligas) devem cumprir os desafios em cada estação para alcançarem a meta final. A exposição das ações é a última estação. Todos recebem gratuitamente os chamados impressos, os mapas e passaportes da Jornada, além do livro utilizado. As etapas de implementação incluem acolhida tecnológica, entrega dos materiais de apoio, formação dos facilitadores, edital de projetos (chamado no jogo de Dossiê) e avaliação final.

Sobre o Heróis em Ação

O programa Heróis em Ação é realizado através de um jogo colaborativo, com o objetivo de transformar os jovens/adolescentes participantes e valorizar seus territórios, cultura e identidade local. A missão de cada grupo (liga) é realizar uma mudança positiva onde os jogadores moram, sendo que as ligas devem cumprir os desafios de cada estação do jogo para alcançar a meta final.

Hydra e Evoluir

A Duratex S.A. é uma empresa brasileira, privada e de capital aberto, controlada pela Itaúsa – Investimentos Itaú S.A – e pela Companhia Ligna de Investimentos. Com as marcas Deca, Hydra, Ceusa, Duratex e Durafloor, é considerada uma das 10 maiores empresas do mundo nos setores nos quais atua e a maior produtora de painéis de madeira industrializada e pisos, louças e metais sanitários do Hemisfério Sul.

A Evoluir é uma empresa educacional com um forte propósito social. Com mais de 20 anos de experiência, é especialista no desenho e execução de projetos em educação, cultura e meio ambiente. Assessora organizações públicas e privadas nos seus investimentos sociais, de forma segura e eficiente. Atua em todas as regiões do Brasil por meio de investimento direto, editais e leis de incentivo nos âmbitos federal, estadual e municipal.

Leia Também

Unigel destaca recontratação de funcionários em retomada da fábrica de fertilizantes 

O reinício da produção e venda de fertilizantes da Unigel Agro SE (antiga Fafen) vem …