sábado, 17/07/2021
A exposição virtual é muito legal. Vale a pena conferir

Exposição virtual imersiva apresenta produções dos participantes do projeto Heróis em Ação em Aracaju em 2020

“Existem grandes heróis entre nós. Eles não existem para nos fazer sentir pequenos, eles existem para nós sabermos o que nos torna incríveis”. A frase da personagem Lois Lane no filme Liga da Justiça é produto da ficção, mas se encaixa perfeitamente para identificar protagonistas da vida real: adolescentes e jovens de Aracaju participantes do projeto Heróis em Ação, desenvolvido pela empresa de educação Evoluir em parceria com o Instituto Rahamim, com patrocínio da Duratex/Hydra e incentivo do Ministério do Turismo. Em 2020, quatro grupos criaram e comunicaram, a partir de uma proposta gamificada, ações de educomunicação para valorizar e transformar o ambiente em que vivem, envolvendo 8 facilitadores e 52 heróis. O resultado pode ser conferido na exposição virtual imersiva “Lá Onde Eu Moro”, através do site www.laondeeumoro.com.br, que começou no dia  25 de janeiro e segue até 28 de fevereiro.

“Já implementamos o Heróis em Ação em diferentes cidades, envolvendo mais de 50 instituições, e, nas diversas edições, sempre surgem projetos incríveis, com muita criatividade e empenho dos participantes, aqui em João Pessoa não poderia ser diferente”, destaca a coordenadora de projetos de educação integral da Evoluir, Carla Costa.

“Tivemos que adaptar a formação, o acompanhamento e as atividades às restrições impostas pela pandemia, mas foi inspirador ver educadores, voluntários, adolescentes e familiares engajados, além dos recursos diferenciados utilizados pelas ligas para promover a cultura local, consciência cidadã e práticas mais sustentáveis”, diz. “Nossa exposição também teve que ser virtual, mas convido a todos a visitarem o site e se surpreenderem com a proatividade e relevância das ações de educomunicação realizadas nas comunidades”, completa.

“Atuar pelo segundo ano consecutivo, apoiando o projeto Heróis em Ação é um prazer e tem total conexão com a estratégia de sustentabilidade e ações sociais da Duratex. Agradecemos aos parceiros envolvidos, aqueles que trabalharam incansavelmente para concretizar mais uma edição do projeto, adequando-o ao contexto atípico de pandemia que vivenciamos e, em especial, aos jovens, atores principais desta iniciativa, que se propuseram em 2020, mesmo com as dificuldades impostas, a participar ativamente e se reinventarem em seu processo de aprendizagem para que o projeto cumprisse o seu propósito. Esperamos que a exposição “Lá Onde eu Moro” amplie a abrangência das ideias trabalhadas pelo projeto e gere ainda mais impactos positivos na nossa sociedade. A Duratex acredita na educação como um vetor de transformação socioambiental e, promover ações como essa em Aracaju, continuará sendo um dos focos da nossa atuação, sempre contribuindo para as comunidades das cidades que sediam nossas operações e preparando jovens mais conscientes do seu papel de cidadãos”, afirma Glizia Maria do Prado, diretora de Recursos Humanos da Duratex.

“O projeto Heróis em Ação trouxe para o Instituto Rahamim uma nova ferramenta de trabalho para facilitar o aprendizado das crianças e jovens”, avalia o fundador do Instituto Rahamim, Cristiano Lima Santos. “Nunca havíamos usado o RPG como metodologia e foi uma experiência sensacional, pois os participantes despertaram para conhecer a história da sua comunidade e intervir de alguma forma para a solução dos seus problemas”, aponta. “Essa metodologia será reaplicada pelo instituto, incluindo também os pais, por meio do novo programa Famílias Unidas”.

Conheça as ligas de heróis de 2020 em Aracaju e suas iniciativas:

Liga em Ação – Lema: “Unidos para ajudar o Santa Maria” – composta por participantes de 12 à 15 anos, integrantes das oficinas multiculturais de balé, capoeira e música do Instituto Rahamim, localizado no bairro de Santa Maria. Mobilizados em função de uma causa socioambiental coletiva que visa promover ações para trabalhar a consciência cidadã, a liga faz uso de vídeos e lambe-lambes enquanto recurso de comunicação para sensibilizar e mobilizar a comunidade. O conteúdo é disponibilizado no canal no YouTube criado pela liga, perfil nas redes sociais e rodas de conversa para a comunidade interessada.

Liga da Justiça – Lema: “Heróis juntos no comando, heróis no poder” – composta por participantes de 15 à 18 anos, integrantes do grupo da Igreja local e parceiros do Instituto Rahamim também localizado no bairro de Santa Maria. Mobilizados em função de uma causa socioambiental coletiva que visa promover ações para conscientizar sobre o descarte correto do lixo reciclado e opções de reutilização desses recursos, a liga faz uso de vídeos, no formato de entrevistas e dicas do como descartá-los e reutilizá-los, enquanto recurso de comunicação para sensibilizar e mobilizar a comunidade. O conteúdo é divulgado nas redes sociais dos próprios jovens e do Instituto Rahamim.

Anjos do Bairro – Lema: “Transformar é o nosso lema” – composta por participantes de 09 à 12 anos, integrantes das oficinas multiculturais de balé, capoeira e música do Instituto Rahamim, localizado no bairro de Santa Maria. Mobilizados em função de uma causa socioambiental coletiva que visa promover ações para conscientizar sobre o problema ambiental do descarte incorreto do lixo e os riscos associados à saúde da população, a liga faz uso de um gibi enquanto recurso de comunicação para sensibilizar e mobilizar a comunidade em torno de práticas mais sustentáveis, dentro e fora da sua casa, visando melhorar a integridade ambiental da comunidade. Além do gibi, os heróis estão à frente de uma campanha para pedir mais lixeiras para o bairro junto às autoridades locais.

Liga dos Ajudantes – Lema: “Ajudando ao próximo” – composta por participantes de 09 à 12 anos, alunos de reforço escolar da comunidade Conjunto Valadares, associados ao Instituto Rahamim, localizado no bairro de Santa Maria. Mobilizados em função de uma causa socioambiental coletiva que visa promover ações para conscientizar sobre a poluição ambiental e os riscos de saúde associados por conta do lixo nas ruas, a liga faz uso de um vídeo documentário enquanto recurso de comunicação para sensibilizar e mobilizar a comunidade em torno de práticas mais sustentáveis dentro e fora da sua casa, visando melhorar a integridade ambiental da comunidade. O conteúdo é distribuído via rede de transmissão no grupos de WhatsApp da comunidade.

Como funciona o projeto Heróis em Ação

Os conceitos e ações do projeto são conduzidos por meio de um divertido jogo de narrativa (RPG – Role-Playing Game), inspirado no livro da Editora Evoluir “Lá Onde Eu Moro”, de Babi Dias & Victor Peres e Perez, utilizando a metodologia ABP – Aprendizagem Baseada em Projetos. Tudo começa com um chamado feito pela personagem do livro Babi, onde os heróis são convidados para uma aventura que agrega linguagem e mídias, com o objetivo de promover a valorização de seus territórios, cultura e identidade, além da mobilização de pessoas em torno de causas socioambientais e culturais importantes para as localidades em que vivem.

O jogo conta com seis estações e o facilitador é o mestre que narra e conduz os adolescentes participantes na realização das ações de educomunicação. Os grupos (chamados no jogo de ligas) devem cumprir os desafios em cada estação para alcançarem a meta final. A exposição das ações é a penúltima estação e prepara a todos para a estação da avaliação final subsequente. Durante a jornada todos os participantes recebem gratuitamente suporte material e técnico para a produção e comunicação dos produtos de cada estação do jogo.

 

Sobre a Hydra

A Duratex S.A. é uma empresa brasileira, privada e de capital aberto, controlada pela Itaúsa – Investimentos Itaú S.A – e pela Companhia Ligna de Investimentos. Com as marcas Deca, Hydra, Ceusa, Duratex e Durafloor, é considerada uma das 10 maiores empresas do mundo nos setores nos quais atua e a maior produtora de painéis de madeira industrializada e pisos, louças e metais sanitários do Hemisfério Sul.

 Com sede em São Paulo, possui 24 unidades industriais e florestais estrategicamente localizadas (Estados de Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo), além de três fábricas de painéis na Colômbia – Duratex Colômbia. A Duratex também é proprietária da Caetex, joint venture criada para o plantio de florestas de eucalipto em Alagoas. Suas ações estão listadas no Novo Mercado (o mais elevado padrão de Governança Corporativa) e na versão 2018/2019 do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3.

 Sobre a Evoluir

A Evoluir é uma empresa educacional com um forte propósito social. Com mais de 20 anos de experiência, é especialista no desenho e execução de projetos em educação, cultura e meio ambiente. Assessora organizações públicas e privadas nos seus investimentos sociais, de forma segura e eficiente. Atua em todas as regiões do Brasil por meio de investimento direto, editais e leis de incentivo nos âmbitos federal, estadual e municipal. Conta com quatro áreas de negócios – Projetos Educacionais, Formação Continuada, Eventos Educacionais e Editora Evoluir – que já beneficiaram mais de 500 mil pessoas por meio de parcerias com o poder público e iniciativa privada.
Saiba mais: www.evoluir.com.br

Leia Também

Relatório do Imposto de Renda pode tirar R$ 40 milhões da arrecadação de Aracaju

O secretário municipal da Fazenda, Jeferson Passos, disse hoje, 16, que  o município de  Aracaju  …