quinta-feira, 10/10/2024
Era da atenção
Vivemos na era da atenção Imagem: Pixabay

Como está sua estratégia de vendas?

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A primeira estratégia de vendas começa pelo atendimento, com os mercados mais competitivos onde os produtos têm se tornado cada vez mais iguais. Um dos diferenciais está nas pessoas que, através de um atendimento qualificado, conseguem aumentar as possibilidades de vendas criando cenários mais atraentes e de total atenção aos clientes.

Os clientes ao entrarem em contato com as marcas têm expectativas cada vez maiores, cabendo ao atendente aproveitar este momento e criar experiências positivas, e com isso aumentar as chances do SIM. As pessoas compram MAIS, quando estão sendo bem tratadas. Vivemos na era da atenção, o que reforça nosso compromisso com os clientes apresentando para eles as soluções que mais se adequam às suas necessidades pessoais ou a de seus negócios, criando uma relação de consumo e fidelização.

Existem clientes que só estão interessados em preço baixo, não fazendo nenhum esforço para o relacionamento. Por mais tecnologia que o mercado tem aplicado nas formas de consumo, ainda existem várias possibilidades de contato com os clientes e para cada contato devemos dar uma atenção especial. Todas as atividades da empresa existem para apoiar as vendas e é fundamental que funcionários tenham consciência da importância de suas tarefas. Esta relação desperta um compromisso ainda maior entre todos os setores da empresa.

A nova onda do mercado esta na ênfase em construir e manter um relacionamento a longo prazo com os clientes, gerando mais ganhos de consumo e também de experiências positivas com a marca. Esta nova dinâmica nos negócios e na forma de consumo requer dos profissionais um olhar mais apurado, não só de como fazer a venda, mas também como estabelecer um relacionamento que gere negócios contínuos. Estes novos relacionamentos determinarão o sucesso da empresa.

Veja alguns fatores que influenciam diretamente nesta nova estratégia de marketing, de relacionamento com o cliente.

1 – Você deve estar atento ao primeiro contato. É determinante para a construção deste relacionamento, já que a primeira impressão a gente nunca esquece. É através deste primeiro contato que são criadas as primeiras impressões da empresa, do produto ou serviço e, principalmente, da qualidade do atendimento que vai influenciar diretamente no retorno do cliente à loja.

2 – A compra é o momento em que se consegue estabelecer o vínculo entre o produto e o interesse do cliente (suas motivações, desejos e necessidades de compra). Essa ligação é fruto de um bom preparo do vendedor que soube argumentar de forma inteligente transpondo as objeções que tiveram. Para muitas empresas, após a compra existem várias possibilidades de relacionamento com o cliente: pós venda, pesquisa de satisfação, orientações sobre o produto e oportunidades de uma nova venda e o principal, que é a construção do relacionamento que possibilita a fidelização.

Se conseguirmos enxergar todo este ciclo e sua importância teremos condições de concorrer numa esfera global, preparando a equipe para este novo consumidor que tem à sua disposição escolhas cada vez mais variadas, produtos com qualidade e preços diferenciados o que exige da concorrência estratégias cada vez mais inteligentes e inovadoras para conquistar estes clientes.

Construir estas estratégias requer dos profissionais a capacidade de se adaptar aos diferentes papeis que o mercado exige, pois mudam os produtos, mudam as formas de consumo, mudam os clientes, muda o cenário econômico, muda o ambiente interno e também as relações clientes e fornecedores. Nossa competitividade esta na capacidade de mudanças e na rapidez como a fazemos, o mercado não espera. Portanto, esteja preparado e prepare muito bem a sua equipe.

Todos os dias entramos em cena 🎬

 

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Sobre Marcelo Vieira

Marcelo Vieira
CEO da Inspirando Talentos, foi Executivo Nacional de Comunicação e Marketing do Sicoob e da Mag Seguros. Professor da FGV, mestrando em NeuroMarketing FCU - USA - Orlando Flórida, especialista em Excelência pelo Disney Institute, co autor do Livro Ser + Comunicação, coordenado pela jornalista Christiane Pelajo. Com o seu trabalho como palestrante, já impactou mais de 116 mil pessoas.

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