domingo, 25/08/2019
Início » Editorias » Negócios » Começa hoje, em Glória, a X Festa do Ouro Branco
Rádio FecomercioPowered by Rock Convert
Gado Santa Inês estará exposto na X Festa do Ouro Branco

Começa hoje, em Glória, a X Festa do Ouro Branco

Compartilhe:

Tem início nesta quarta-feira, 09 de novembro, a X Festa do Ouro Branco – a tradicional Festa do Leite de Nossa Senhora da Glória. Até o próximo sábado, 12 de novembro, o Parque João de Oliveira Dantas recebe cerca de 500 animais – entre bovinos, caprinos e ovinos -, que irão protagonizar os dois principais eventos da Festa: a I Exposição Ranqueada de Ovinos da Raça Santa Inês; e a I Exposição Homologada da Raça Girolando, que, de acordo com a organização do evento, é o grande passo inicial para colocar o Alto Sertão Sergipano no mapa brasileiro da raça.

O Girolando é a grande realidade nacional, possuindo alguns números expressivos. Segundo Leandro Paiva, superintendente técnico da Associação Brasileira da Raça Girolando, mais de 1,5 milhão de animais já foram registrados em 27 anos de programa. “Hoje a nossa média de registros anuais é de 100 mil registros, e a produção é bem satisfatória, estando muito acima da média nacional”. Ainda de acordo com o superintendente, a raça é muito importante para o Brasil e para todos os países de clima tropical, principalmente pela sua rusticidade e alta produtividade [pode chegar aos 5 mil kg de leite por lactação, em lactações com duração aproximada de 290 dias].

Durante a Festa do Ouro Branco, criadores de diversos municípios de Sergipe, Bahia e Alagoas também exporão caprinos e ovinos para julgamento e comercialização, e participarão do Torneio Leiteiro de Caprinos. De acordo com Diego Vasconcelos, presidente da Associação Sergipana dos Criadores de Caprinos e Ovinos (ASCCO), a mostra será ranqueada pela Associação Brasileira de Santa Inês (ABSI). “Essa é a primeira Exposição Ranqueada de Santa Inês em Glória, e é bem importante sua realização para fomentar a raça, e a criação dos pequenos animais. A gente busca, nas exposições, levar a genética através da venda de reprodutores e da troca de ideias com os pequenos produtores de caprinos e ovinos”, pontua.

De acordo com o criador Marcelo Barreto, o objetivo maior é confirmar a Festa como um evento especializado na pecuária leiteira, que é a atividade que movimenta o Alto Sertão. “É a nossa principal atividade econômica. Apesar das dificuldades do atual momento do país, que afetam todos os setores, na atividade leiteira ainda é possível manter um bom rendimento, porque o preço do leite ainda está bom, o de insumos está estável e algumas coisas estão em queda, como grãos – que tiveram uma baixa”, comenta. Ainda segundo ele, o ano foi um pouco mais difícil porque choveu entre 30 e 40% do normal. “A gente aqui do Alto Sertão já está um pouco acostumado com esse desafio de faltar água, de ter que comprar comida, etc. Só a atividade leiteira para segurar a turma aqui no campo”, disse o criador.

Programação
Além das Exposições de Girolando e Ovinos Santa Inês, a programação da X Festa do Ouro Branco inclui Torneio Leiteiro de caprinos e bovinos; Clube da Bezerra; Oficina no Campo e o I Festival Gastronômico do Alto Sertão, evento realizado conjuntamente com o Sebrae, com a participação de mais de 40 estabelecimentos comerciais, que prepararam receitas especiais de ovinos, caprinos, bovinos, valorizando, principalmente, a gastronomia produzida com o ingrediente de destaque no Alto Sertão: o leite.

JOB Connect - Coworking e Escritório VirtualPowered by Rock Convert
Compartilhe:

Leia Também

“BNB em Sergipe está em primeiro lugar no programa de ação”, diz superintendente

O primeiro semestre deste ano foi bastante significativo para a superintendência do Banco do Nordeste …

WhatsApp chat