sábado, 20/04/2024
Vista aérea da Orla da Atalaia Foto: Davi Rocha/PMA

Com investimento superior a R$1 milhão, Prefeitura de Aracaju impulsiona retomado do turismo para alta estação

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Visando contribuir para o fortalecimento do setor turístico e, por conseguinte, gerar oportunidades de emprego e renda, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo (Semict), firmou convênio com a Associação da Indústria de Hotéis Seccional Sergipe (ABIH/SE), a partir de investimento superior a R$1 milhão.

A iniciativa, formalizada através do Termo de Fomento 02/2021, tem como finalidade principal promover Aracaju no cenário nacional como destino turístico, através de ações de marketing, impulsionando o turismo e aumentando o fluxo de viajantes na cidade durante o período natalino e o verão de 2022, considerados de alta estação.

Essa ação estratégica integra o +Aju Plano de Estímulo à Atividade Econômica e está sendo custeada com recursos próprios da Prefeitura, fomentando este importante segmento da economia, um dos mais afetados pela pandemia da covid-19 e que, agora, com o avanço da campanha de imunização da população aracajuana, aliado ao incentivo da gestão municipal, começa a reagir.

Passarela do Caranguejo atrai os turistas Foto: André Moreira/PMA

“O Município, visando o implemento do turismo em Aracaju, fez uma grande parceria, inédita no Estado de Sergipe, que foi a parceria da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, destinando, a essa instituição, um milhão de reais, previsto para ser utilizado no final de 2021 e todo o ano de 2022. Isso acrescenta para o turismo local uma ação global que vai trazer grandes benefícios para todos os envolvidos no trade turístico de Aracaju”, destaca o secretário da Indústria, Comércio e Turismo de Aracaju, Jorge Fraga.

Antes mesmo da pandemia, estava programada a liberação de uma verba no total de R$600 mil, sendo R$300 mil da Prefeitura e a outra metade da ABIH-SE, valor possibilitado por meio de convênio de mídia compartilhada.

“Os hoteleiros, em parceria com o poder público, estão dando uma grande colaboração nesse sentido. A Prefeitura também disponibilizou R$300 mil. Nós estamos passando por uma pandemia e, agora, com um olhar de melhoria para a economia de Aracaju, esse olhar é fruto justamente da preocupação do poder público com aqueles que mais sofreram com a pandemia: os setores hoteleiros, bares e restaurantes. Visando tudo isso, a Prefeitura tem implementado esses recursos”, complementa o secretário.

10 parcelas

O montante de R$1 milhão investido no turismo está sendo pago em 10 parcelas de R$100 mil. O repasse é feito diretamente para a ABIH, que, por conseguinte, presta contas de todas as ações que foram feitas com o dinheiro, assegurando a transparência com o erário. Até o momento, já foram pagas três parcelas, e realizadas diversas ações, além de parcerias com operadoras de turismo, captação de eventos, produção de materiais de divulgação e Road Show.

Mercado de Aracaju Foto: André Moreira/PMA

“É nessa visão e nesse compromisso que o poder público municipal se junta com a iniciativa privada para levantar o turismo local, após o momento de incertezas. A Prefeitura está preocupada com a economia local e o setor que pode restabelecer essa economia, sem dúvida nenhuma, é o turismo. É nesse sentido que nós vamos sedimentar, cada vez mais, a nossa economia”, firsa o secretário.

O presidente da ABIH-SE, Antônio Carlos Franco Sobrinho, ressalta que a parceria entre Prefeitura e Associação é um marco histórico. “Em virtude do volume de recursos aplicados pelo convênio, que prevê diversas ações para divulgar e promover a nossa capital, desde capacitações de agentes de viagens, núcleos digitais, parcerias com operadoras, ou seja, várias ações que visam colocar o produto Aracaju como destino turístico na prateleira do cenário nacional e ajudar na retomada do turismo, que foi afetado pela pandemia. Então, esse convênio histórico vem numa hora fundamental”, destaca o presidente.

Segunda fase

Orla da Atalaia Foto: Marcelle Cristinne/PMA

A partir de fevereiro de 2022, reforça Antônio Franco, inicia-se a segunda fase do Termo de Fomento, que vai até outubro. “Quinzenalmente vamos viajar para diversos estados, fazendo capacitações e parcerias com operadoras de turismo, fazendo um trabalho forte de mídias digitais. Lançamos, inclusive, o slogan ‘Viva Aracaju’, que cria um enredo para que as pessoas tenham interesse ou vontade de visitar Aracaju”, afirma.

Antônio Franco mostra-se encantado com o volume de investimento da Prefeitura de Aracaju no turismo local, algo, para ele, jamais visto antes.

“A gente tem uma expectativa de que isso se reverta no fluxo de turistas aqui na nossa capital, o que vai reaquecer a economia, não só a hotelaria, porque movimenta hotéis, bares e restaurantes, motoristas de aplicativos, comércio local, e uma série de setores que vamos movimentar. Só temos a agradecer à Prefeitura por acreditar e apostar no turismo como uma ferramenta de desenvolvimento e que traz resultados para a economia”, afirma o presidente da ABIH-SE.

+Aju

No final de 2020, a Prefeitura de Aracaju apresentou à população o +Aju Plano de Estímulo à Atividade Econômica e a Geração de Emprego e Renda, com o objetivo de auxiliar a retomada econômica das áreas mais afetadas pela pandemia do novo coronavírus. Entre os setores, estava o turismo, para o qual foram previstos R$8,1 milhões em investimentos. Deste montante, R$1,3 milhão foi destinado para a divulgação da capital sergipana como destino turístico. No ano passado, a administração municipal aportou R$310 mil, através de convênio com a ABIH/SE e, agora, amplia o investimento com o repasse de mais R$1 milhão.

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