Por Antônio Carlos Garcia (*)
Aracaju se tornou, nesta semana, o epicentro nacional das discussões sobre inovação, empreendedorismo e o futuro dos espaços compartilhados de trabalho. A capital sergipana está sediando, nesta quinta (5) e sexta-feira(6), mais uma edição do Ancev On The Road, no Tiradentes Innovation Center, reunindo empreendedores de todas as regiões do país em uma intensa programação voltada à troca de experiências, boas práticas e tendências do setor. E principalmente, inovação.
A Ancev é a Associação Nacional de Coworkings e Escritórios Virtuais, a única entidade oficial no Brasil que reúne e representa empresas do setor de espaços de trabalho compartilhados, incluindo coworkings, escritórios virtuais e ambientes similares. Fundada em 1996, a Ancev atua como uma plataforma de apoio, networking e desenvolvimento para empresários e gestores desse segmento.
O Ancev On The Road, que já passou por metrópoles como São Paulo, Brasília, Salvador e Belo Horizonte, ocorre pela primeira vez em Aracaju, e tem promovido visitas técnicas, palestras, workshops e networking entre profissionais que lideram a transformação do ambiente de trabalho no Brasil. Na quinta, por exemplos, eles visitaram o Planeta Escritório, Portal Escritório Virtual, Conviva Coworking, Nexus Coworking, Prime Escritórios, CBM Office e Spazio Valore Coworking.
A empresária Carolina Cunha, diretora da Ancev para a Região Norte e Centro-Oeste e fundadora do Prooffice Escritórios, o primeiro coworking de Manaus, hoje com 15 anos de atuação, fez as visitas e gostou da estrutura dos escritórios. “É a minha primeira vez em Aracaju, e vim com meu marido, que já conhecia a cidade e queria voltar por causa da praia”, contou Carolina, bem-humorada. “Mas eu disse: Vamos, mas você vai participar de todo o evento da Ancev!” e continuou: ” Está sendo tudo muito bom. A receptividade, o acolhimento. Os eventos da Ancev estão cada vez melhores.”
Ela destaca a importância da troca entre gestores de diferentes estados. “Eu sempre espero levar boas práticas e ideias que deram certo em outros lugares. E também trago as minhas para compartilhar. Já implementei práticas inspiradas na Ancev em Manaus e hoje sou um case de sucesso. É muito legal poder ajudar quem está começando agora”.
Programação
Hoje, os empresários do setor de coworking tiveram mais cedo uma palestra do gestor e psicólogo, Alvaci Resende, sobre “Psicologia positiva no trabalho”, seguida de uma mesa redonda como tema “Da Prevenção à prática: NR-10, Humanização e gestão de saúde no ambiente de trabalho”, com o psiquiatra Cesar Santiago e André Cavalcanti.
Agora à tarde, a partir das 14 horas, o tema será “Do verde ao digital”, com Breno Caires, João Louredo, Leonardo Lima, Igor Pinheiro da Rocha e Fabrício de Souza Araújo. Depois, às 16 horas, haverá o painel de conversa: “Gestão de Coworking na prática – conhecendo a administração por dentro”, com Carolina Cunha, Raphael Freitas e Alice Menezes.
Acolhimento e inovação local

Para Domingos Machado, presidente do Tiradentes Innovation Center, sediar o evento é motivo de orgulho: “Foi uma alegria muito grande receber esse convite. E mais ainda por saber que o primeiro lugar que pensaram para sediar o evento foi o nosso centro. Isso mostra que estamos no caminho certo”, declarou.
Domingos ressalta a sintonia entre os objetivos do centro e da associação. “O Tiradentes Innovation Center existe para promover a cultura da criatividade, inovação e empreendedorismo. E a Ancev incentiva justamente o início da jornada de muitos empreendedores, com estruturas como escritórios virtuais e coworkings. A nossa missão é fazer com que o empreendedorismo não seja apenas uma opção por necessidade, mas uma escolha de oportunidade.”
Do Sul ao Nordeste: networking sem barreiras
Quem também veio de longe para participar foi Jamal Cordeiro, de Santa Catarina, sócio do XYZ Coworking, em Balneário Camboriú. Além de empreendedor, ele é secretário executivo da Ancev e atua na organização do evento.
“É muito bom estar aqui. Faço parte da organização e é incrível ver essa interação entre donos e gestores de coworking. Muitas vezes, as pessoas se veem como concorrentes, mas quando chegam aqui percebem que têm as mesmas dores. Isso gera união e soluções mais eficazes para os negócios”, disse.
Jamal falou também sobre o cenário atual do setor. “É um mercado em crescimento acelerado. Desde 2017, o número de coworkings no Brasil só aumenta. Acredito que nos próximos dez anos o termo ‘coworking’ será cada vez mais valorizado e reconhecido.”
Questionado sobre os impactos do home office pós-pandemia, ele disse que “a volta ao trabalho presencial muitas vezes significa ir para o coworking. Muitos empresários estão repensando a estrutura tradicional, com salas próprias, manutenção, limpeza… e enxergam o coworking como uma solução prática. Assim, eles focam na produtividade, enquanto nós cuidamos do resto.”