domingo, 21/04/2024
80% do lixo recolhido no Vaza Barris vem pelas correntes marítimas Fotos: Lucas Matos

“A água do mundo é uma só, está conectada com os oceanos”, alerta gestor do SouRio Vaza Barris no dia Mundial da Água

Compartilhe:
Conscientização das crianças é fundamental

“A água do mundo é uma só, está conectada com os oceanos. Nós precisamos cuidar, senão amanhã podemos estar brigando por água”. O alerta é do publicitário Rodrigo de Freitas, um dos gestores do SouRio Vaza Barris, uma organização para limpeza e preservação do Rio Vaza Barris. “Sergipe é maravilhoso, lindo, mas todos os dias são derramadas toneladas de esgotos nos rios. O rio Sergipe está quase morto. A grande reflexão é sobre a sociedade que nos tornamos”, reforça o publicitário neste Dia Mundial da Água, 22 de março.

Há quatro anos, o Sou Rio Vaza Barris, que você pode conhecer mais acessando no Instagram @souriovazabarris, cuida da limpeza e preservação do Vaza Barris.  Rodrigo ressalta um dado importante: “Ao longo deste período de projeto, estamos alcançando a marca de três toneladas de lixo recolhidos no Vaza Barris”, afirma. “Fazemos um trabalho de formiguinha diante da poluição. Mais do que limpar o rio, queremos gerar reflexão nas pessoas sobre o lixo que produzimos enquanto sociedade”.

O publicitário observa que 80% do lixo recolhido no Vaza Barris vem pelas correntes marítimas. “Encontramos material de diversos locais do mundo, já encontrei produto da Coreia e muito material de uso doméstico, como haste de cotonete, símbolo do descarte inadequado do nosso lixo”, afirmou. Mas há, também, o lixo jogado por pessoas que estão no ambiente fazendo um lazer, como latas de cerveja e fraldas descartáveis. “As pessoas podem separar o lixo em casa, dando a destinação adequada”, frisou.

O SouRio Vaza Barris vai ganhando proporção e se estendendo para outros estuários sergipanos.  Já tem agenda marcada para o rio São Francisco e, recentemente, atuou em parceria com o Shopping RioMar para coleta de resíduos no rio Poxim na última sexta-feira, 18, recolhendo 500 quilos de materiais, como geladeira, capacete, pneu, tênis, mala de viagem e brinquedos.

Mobilização dos voluntários do SouRio Vaza Barris

Apoios

O  projeto Sou Vaza Barris começou com velejadores que usavam o rio e perceberam a quantidade de lixo no estuário. “Pontualmente, fazíamos o recolhimento dos resíduos em família, postávamos nas redes sociais e outras pessoas foram se juntando a nós. Muitos se engajaram e pediram para ser convidados quando fizéssemos uma ação”, contou Rodrigo de Freitas.

“Institucionalizamos o SouRio, começamos a marcar grandes momentos de limpeza, mobilização de pessoas, empresas e instituições. A Marinha do Brasil é um grande parceiro nosso, além do Brumar e Restaurante Prainha. Já recebemos pedidos da Heineken para nos apoiar este ano”, completou.

Além de Rodrigo de Freitas, o SouRio Vaza Barris tem na direção Indra D’Ávila e Tiago Gonzales. Rodrigo é proprietário da Teaser Comunicação  e da Mewe Bebidas Incríveis.

Assista ao vídeo do SouRio Vaza Barris

 

Dia Mundial da Água

Diante da importância da água para a nossa sobrevivência e da necessidade urgente de manter esse recurso disponível, surgiu o Dia Mundial da Água. Essa data foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e visa à ampliação da discussão sobre esse tema. O Dia Mundial da Água é uma data para refletirmos a respeito da importância de preservar os recursos hídricos.

No dia 22 de março de 1992, a ONU, além de instituir o Dia Mundial da Água, divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que é ordenada em dez artigos.

 

Compartilhe:

Sobre Antônio Carlos Garcia

Avatar photo
CEO do Só Sergipe

Leia Também

Governo realiza visita técnica em galpão industrial durante o ‘Sergipe é aqui’ em Carira

O agreste sergipano recebeu nesta sexta-feira, 19, as ações da caravana itinerante do Governo de …

WhatsApp chat