domingo, 30/11/2025
Domingo em Desbaste, 3ª edição
Domingo em Desbaste, 3ª edição Fotos: Rose Garcia

Será lançada hoje a terceira edição de Domingo em Desbaste, marco literário da Maçonaria sergipana

Compartilhe:

 

Por Antônio Carlos da Costa Garcia (*)

  Hoje, 29 de novembro de 2025, às 19h — exatamente no dia em que a Loja Maçônica Clodomir Silva completa 68 anos de fundação, cujo venerável atual é Alexandre Lemos — será lançada, em seu salão de festas, a terceira edição do livro Domingo em Desbaste, fruto da coluna homônima do Portal Só Sergipe. A publicação reúne reflexões de maçons sergipanos e de outros Estados sobre temas variados, fechando um ciclo que agora se consolida em 240 páginas e 62 artigos escritos por 16 autores.

Autores do Domingo em Desbaste 3

Para o editor do Portal Só Sergipe, o jornalista Antônio Carlos Garcia, “a terceira edição de Domingo em Desbaste representa o amadurecimento de um projeto que nasceu para fomentar o pensamento crítico, a cultura e o diálogo entre leitores e irmãos maçons. Ver esse legado se ampliar me enche de orgulho e esperança de que a Maçonaria continue contribuindo para a construção de uma sociedade mais reflexiva e consciente.”

No prefácio da nova edição, assinado por José Lauro Oliveira Filho, presidente da Academia Maçônica Sergipana de Artes, Ciências e Letras, ele destaca o caráter coletivo e fraterno da obra: “Com gratidão e esperança, apresentamos este trabalho como um tributo à Maçonaria e ao seu papel na edificação de um mundo melhor.” José Lauro, atual venerável da Loja Maçônica Ilha de Santa Luzia, grau 33, e delegado litúrgico do Rito Brasileiro em Sergipe, reforça o vínculo entre pensamento intelectual, compromisso com valores éticos e o legado histórico-espiritual da instituição.

História

Coluna Domingo em Desbaste foi iniciada no Portal Só Sergipe em 2022. A primeira edição do livro foi lançada em 30 de junho de 2023, também na Loja Clodomir Silva, quando foi apresentada a primeira coletânea — reunindo 50 textos de 10 autores, publicados na coluna dominical do Portal Só Sergipe. Tanto o nome da coluna como a ideia da publicação do livro nasceram da mente inquieta do maçom Hernan Centurion Sobral.

Segundo Hernan Centurión, ex-venerável da Loja Clodomir Silva, o projeto que deu origem ao livro tem raízes diretas na vivência maçônica e no estímulo intelectual entre os irmãos. “Surgiu na Loja, a partir de uma provocação que você me fez. Se eu não tivesse sido provocado, talvez não tivesse encontrado a inspiração e a iniciativa para começar a escrever”, recorda. Ele se refere ao jornalista Antônio Carlos Garcia, editor do Só Sergipe.

Ele lembra que os primeiros artigos publicados, ainda de forma aleatória, nasceram de um tema que considera essencial para a sociedade e para a Maçonaria: o combate ao racismo. “Escrevi inspirado no relacionamento fraterno em que vivemos. Mais importante que a cor da pele é a transparência da alma”, afirma. “A partir dali, passei a tratar também da fraternidade. A Maçonaria combate qualquer preconceito.” Releia o texto clicando aqui.

Hernan explica que, quando percebeu a força dos textos e o interesse dos irmãos, surgiu a ideia de criar algo padronizado — e foi aí que o projeto deslanchou. “Tudo começou na Clodomir Silva. Eu era orador, tivemos sintonia, você me instigou em virtude dos pronunciamentos, e eu comecei. O pessoal comprou a ideia. Tivemos o apoio inicial de Volnei de Melo Dias, então venerável à época e hoje grão mestre estadual, e mantivemos a coluna.”

A segunda edição foi em 29 de novembro de 2024, data que marcou o 67º aniversário da Loja. Essa edição trouxe 58 artigos escritos por 12 autores, com prefácio do crítico literário Léo Mittaraquis.

Com a terceira edição, a obra amplia seu alcance: mais autores, mais artigos, e a consolidação de Domingo em Desbaste como um espaço plural de reflexão, diálogo e compromisso com a cultura e os valores maçônicos — repetindo a tradição de lançar a obra em datas simbólicas da Loja Clodomir Silva.

O evento desta noite promete reunir irmãos, autores, leitores e convidados, celebrando a história da Maçonaria sergipana e o papel da escrita como ferramenta de transformação social e cultural.

 

 

Compartilhe:

Sobre Antônio Carlos Garcia

Avatar photo
CEO do Só Sergipe

Leia Também

Mindpol

MINDPOL: Aracaju recebe o maior congresso de marketing político de Sergipe

  Aracaju será palco de um dos eventos mais aguardados do cenário político e comunicacional …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat