quarta-feira, 19/11/2025
Escritor Luis Osete
Escritor baiano Luis Osete

O escritor baiano Luis Osete é finalista do Prêmio Jabuti com Maracujá Interrompida

Compartilhe:

O escritor Luis Osete, natural de Cardeal da Silva (BA) e radicado em Petrolina (PE), figura entre os finalistas do 67.º Prêmio Jabuti, o mais tradicional prêmio literário do Brasil, com o livro Maracujá interrompida, publicado pela Cepe Editora. A obra concorre na categoria Escritor Estreante – Poesia, e a cerimônia de entrega ocorrerá em 27 de outubro de 2025, às 19h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro (Praça Floriano, Cinelândia), com transmissão ao vivo pelo canal da Câmara Brasileira do Livro (CBL) no YouTube.

Luis Osete é jornalista e psicólogo, doutorando pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). E também ex-colaborador do Portal Só Sergipe.  Em Maracujá interrompida, sua estreia na poesia, o autor apresenta um longo poema sobre o luto da figura materna, inspirado em histórias ouvidas durante seu estágio em Psicologia, em Petrolina. O livro venceu o 8.º Prêmio Hermilo Borba Filho de Literatura, promovido pela Secretaria de Cultura de Pernambuco e pela Cepe Editora.

A Cepe Editora marca presença dupla na final do Prêmio Jabuti, com dois títulos entre os cinco finalistas. Além de Maracujá interrompida, que disputa em Escritor Estreante (Poesia), a obra Fotobiografia Naná: do Recife para o mundo, organizada por Augusto Lins Soares, concorre na categoria Artes. Para o editor Diogo Guedes, as indicações reafirmam o compromisso da Cepe com a valorização da literatura e da cultura brasileira.

“A fotobiografia de Naná é uma homenagem visual ao grande músico pernambucano, enquanto Maracujá interrompida é um belíssimo poema sobre o luto e o nascimento de uma nova voz poética”, afirmou Guedes.

Livro do Ano

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) divulgou a lista de finalistas na última terça-feira (7), com 4.530 obras inscritas nas 23 categorias distribuídas em quatro eixos — Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação. Os vencedores receberão a tradicional estatueta do Jabuti e R$ 5 mil. Já o Livro do Ano será contemplado com R$ 70 mil e uma viagem à Feira do Livro de Londres, dentro das celebrações do Ano da Cultura Brasil–Reino Unido.

Entre as novidades da edição de 2025 está a categoria especial Fomento à Leitura – Rio Capital Mundial do Livro, dedicada a projetos de incentivo à leitura realizados na capital fluminense. A cerimônia será exclusiva para convidados, mas contará com transmissão ao vivo para todo o país.

Compartilhe:

Sobre Antônio Carlos Garcia

Avatar photo
CEO do Só Sergipe

Leia Também

Acácia Rios

Jornalista Acácia Rios estreia, na quinta, no Só Sergipe, a coluna “Literatura e Lugares”

  A jornalista e professora, Acácia Rios, estreia na quinta-feira, 18, no Portal Só Sergipe, …

WhatsApp chat