quinta-feira, 25/04/2024
SergipeTec
O titular da Sedetec, José Augusto Carvalho, acompanhou a doação Fotos: Ascom/Sedetec

Instituições de pesquisa recebem doação de insumos biológicos do SergipeTec

Compartilhe:

Com o propósito de incentivar a sustentabilidade e a produção com responsabilidade ambiental, o Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec) realizou, na última quarta-feira (20), a doação de bioinsumos a comunidades de orgânicos de Sergipe. As instituições contempladas foram a Universidade Federal de Sergipe (UFS), o Instituto Federal de Sergipe (IFS) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Sergipe (Sebrae/Se).

Os insumos biológicos são produtos de origem microbiana, animal, vegetal, orgânica ou natural, utilizados no sistema de produção agrícola e florestal para o combate de doenças e pragas. Os bioinsumos auxiliam no melhoramento da fertilidade do solo e na disponibilidade de nutrientes para as plantas, servindo como substitutos totais ou parciais para os defensivos químicos.

doação
As instituições contempladas foram a UFS, o IFS e o Sebrae/Se

A produção dos insumos biológicos no SergipeTec é uma meta operacional vinculada à Unidade de Produção de Inimigos Naturais (UPIN) do Parque, dentro do Projeto Estruturante II, subsidiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).  De acordo com o presidente da instituição, Eduardo Prado, a doação dos bioinsumos faz parte de uma iniciativa de fomento ao setor agro.

“Selamos a doação de uma tonelada de fungos a três entidades, que são a UFS, o IFS e o Sebrae. Já estamos formalizando a parte regulatória desse processo junto aos órgãos de controle, que são o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema). Nesse sentido, estamos traçando metas para o futuro, definindo uma estratégia de desenvolvimento de bioinsumos para atender à região de SEALBA (Sergipe-Alagoas-Bahia). Os insumos biológicos integram nossa política de trabalho no segmento do agronegócio, para o qual estamos conduzindo ações de grande impacto em tecnologia e inovação”, afirmou.

O titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), José Augusto Carvalho, acompanhou a doação e ressaltou a importância da iniciativa. “Os bioinsumos são exemplos de como a tecnologia pode trazer suporte ao manejo de recursos naturais, revertendo-se em uma produção qualificada e sustentável, além de mais desenvolvimento para o Estado”, ressaltou o secretário.

Produção

O engenheiro agrônomo Gilberto Bruno Oliveira, da G-Terra Consultoria, foi parceiro do SergipeTec na produção dos bioinsumos, que já se encontram armazenados nas instalações do Parque. “Optamos pelo fungo Beauveria, que é um produto de grande espectro, para combater as principais pragas existentes em Sergipe. Ele pode ser usado na citricultura, na cana de açúcar e em hortaliças, por pequenos, médios e até grandes produtores. Utilizamos uma tecnologia patenteada no Brasil e trouxemos um dos criadores desta tecnologia para acompanhar a produção. O fungo foi enviado para três laboratórios, sendo um deles em uma universidade federal, para contagem. Com isso, podemos definir os protocolos de uso dos bioinsumos, cuja vida útil é superior a um ano”, explicou.

A professora e pesquisadora do Departamento de Engenharia Agronômica da UFS, Gláucia Barretto Gonçalves, agradeceu pela doação e salientou sua relevância. “Trabalhamos com grupos de camponeses que utilizam suas unidades de bioinsumos próprias. Mas, como os agricultores familiares dispõem de pequenas estruturas, é necessário o desenvolvimento de células cooperativas. A existência do produto já pronto em Sergipe, via SergipeTec, para dar conta dessa demanda, é bastante interessante para o Estado. Agradecemos por essa oportunidade”, resumiu.

A professora Irinéia Rosa do Nascimento, do IFS, também agradeceu pelos bioinsumos recebidos. O Instituto, no campus São Cristóvão, é a única instituição pública de Sergipe a manter uma formação específica em Agroecologia. “Trabalhamos com o semiárido, e a ocasião de hoje nos traz a possibilidade de novos trabalhos em parceria com o SergipeTec. Agradeço em nome do IFS e das comunidades”, pontuou.

Complexo e estratégia futura

A UPIN, que abriga a produção dos bioinsumos, atua em conjunto com o Complexo Biofábrica do SergipeTec. A unidade é integrada pela própria Biofábrica de mudas e pelo Laboratório de Controle de Qualidade. Criada em 2010, a Biofábrica possui hoje uma capacidade de produção de 2 milhões de mudas por ano.

O Parque está conduzindo uma série de iniciativas baseada em tecnologias de alto impacto, que irão contribuir com o agronegócio do Estado e da região de SEALBA. Na ocasião da doação dos bioinsumos, o presidente do SergipeTec fez questão de agradecer à FINEP por ter financiado as atividades de agricultura do Projeto Estruturante II.

Compartilhe:

Sobre Só Sergipe

Portal Só Sergipe
Site de Notícias Levadas a Sério.

Leia Também

grupo técnico

Grupo Técnico de Eventos do Governo do Estado se reúne para desenvolver atuação estratégica nos festejos juninos

Sergipe já se prepara para realizar uma programação junina ainda maior e mais estruturada. Nesta …

WhatsApp chat