sexta-feira, 02/05/2025
Vinícola Possamai
A vinícola Possamai fica às margens da BR-101, no km 98, em São Cristóvão Fotos: Acervo pessoal

Vinícola sergipana quer produzir 10 mil litros este ano

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Por Antônio Carlos Garcia (*)

 

A poucos quilômetros de Aracaju, no povoado Cajueiro, em São Cristóvão, a Vinícola Possamai vem transformando a paisagem do agreste sergipano em solo fértil para a cultura do vinho. O empreendimento, fundado pelo professor catarinense Darlei Possamai, produz, atualmente, cerca de 4 mil litros de vinho por ano e projeta dobrar a produção este ano, com meta de alcançar os 10 mil litros.

O negócio nasceu do desejo de Darlei de resgatar uma tradição familiar trazida da Serra Catarinense, onde seus parentes e especialmente sua mãe, Terezinha Contessi Possamai, sempre produziram vinho artesanal. Mestre em Filosofia, Darlei se mudou para Aracaju em 2008, e, anos depois, decidiu produzir o próprio vinho em casa. “Eu ia visitar meus familiares e sempre trazia vinho. Um dia, resolvi produzir”, lembra.

A primeira produção foi informal, em 2012, no bairro Veneza, na zona norte de Aracaju. Ali, ele fabricava vinhos para consumo próprio e de amigos. Com o tempo, o hobby se profissionalizou: em 2018, a vinícola foi formalizada e a produção saltou para 1.400 litros por ano, ainda com estrutura modesta. As uvas vinham de cidades do interior sergipano, como Canindé de São Francisco e Areia Branca.

Darlei Possamai com o registro oficial da vinícola junto ao MAPA

Vinícola ganha sede própria

Foi apenas entre 2020 e 2022 que a vinícola ganhou sede própria, com a aquisição de um terreno às margens da BR-101, no  km 98 . A construção da nova estrutura foi concluída em 2022, centralizando toda a produção no local. No entanto, a comercialização em maior escala só foi autorizada em outubro de 2023, quando a empresa obteve o registro oficial junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A demora se deu, em parte, pela falta de fiscais especializados em vinícolas no estado. O impasse foi resolvido com a vinda de um técnico do Espírito Santo, que passou a atuar em Aracaju.

Uvas do Sertão e experiência no campo

Apesar de não contar com parreirais próprios, a Vinícola Possamai garante a produção 100% local. As uvas são adquiridas de produtores de Canindé de São Francisco (SE) e Petrolina (PE), sendo utilizadas tanto variedades de mesa quanto uvas viníferas europeias. Entre os tipos cultivados estão Isabel, Violeta, Lorena, Carmen, Malbec e Syrah.

Os rótulos são produzidos com uvas vindas de produtores de Canindé de São Francisco (SE) e Petrolina (PE)

“Temos alguns pés de uva apenas para mostrar aos visitantes, mas ainda não cultivamos em larga escala”, explica Darlei. A produção é feita de forma artesanal e controlada, em uma estrutura que comporta todas as etapas do processo, da fermentação ao envase.

Além da produção, a vinícola também oferece uma experiência de enoturismo. Visitantes — mediante agendamento pelo telefone ou Instagram — podem fazer visitas guiadas com Darlei e seu filho, conhecendo de perto as etapas da vinificação. O espaço, cercado por mangueiras e vegetação nativa, é um convite à contemplação e à degustação de vinhos, acompanhados por tábuas de frios. O público é variado: turistas, casais, grupos escolares e universitários.

 

Os vinhos possuem preços acessíveis, variando entre R$ 36 e R$ 47 por garrafa. A vinícola também produz vinagre artesanal, vendido a R$ 16.

 

Expansão e novos mercados

Hoje, os rótulos da Possamai estão presentes em aproximadamente 50 pontos de venda em Sergipe, incluindo pizzarias, restaurantes, charcutarias e delicatessens. A vinícola já negocia com o primeiro hipermercado de Aracaju e realiza vendas pontuais para estados como o Paraná.

Participando do programa de qualificação para exportação da Apex-Brasil (PEIEX), Darlei mantém os olhos no futuro. “Nosso foco ainda é Sergipe, mas estamos prontos para atender pedidos de fora. Quando aparece, a gente manda”, afirma.

O objetivo é consolidar a cultura do vinho em território sergipano e ampliar a presença da marca em outras regiões do país, sem perder a essência de um negócio familiar e enraizado na tradição.

 

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