domingo, 18/04/2021
Prefeitura de Aracaju já tem um plano para vacinar idosos que têm de 80 a 89 anos Foto: Agência Brasil

Vacinação contra o coronavírus de idosos de 80 a 89 anos começará no dia 2 de março em Aracaju

A vacinação dos idosos com idade entre 80 e 89 anos será iniciada em Aracaju na próxima terça, dia 2 de março. A definição se deu nesta quinta-feira, 25, durante reunião entre o prefeito Edvaldo Nogueira, o governador Belivaldo Chagas e as secretárias da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza, e do Estado, Mércia Feitosa. A vacinação ocorrerá durante três semanas, por divisão de faixa etária, para evitar aglomerações. Aracaju seguirá o calendário de vacinação conforme foi estabelecido para todos os municípios sergipanos.

A vacinação seguirá a seguinte organização: idosos que têm entre 85 e 89 anos serão imunizados entre os dias 2 e 5 de março; idosos com 83 e 84 anos receberão a vacina de 8 a 12 de março; os idosos com idade entre 80 e 82 serão vacinados entre os dias 15 e 19 de março.

“É com muita alegria que informamos o início de uma nova fase da campanha de vacinação contra o coronavírus, com a imunização dos idosos com idade entre 80 a 89 anos, a partir do dia 2 de março. Essa tem sido uma grande luta e nos sentimos aliviados quando vemos os avanços. Nós sabemos que a taxa de letalidade entre os idosos é alta, então poder vaciná-los nos deixa muito felizes”, afirmou Edvaldo.

O prefeito também fez um alerta à população quanto à manutenção das medidas de biossegurança, inclusive entre os aracajuanos que já receberam a primeira dose da vacina. “É preciso manter os cuidados, a higienização e usar a máscara.  Estamos vendo em vários estados o recrudescimento da doença, o fechamento de estabelecimentos comerciais, o aumento do número de casos e não queremos que isso aconteça em nossa capital. É preciso ter responsabilidade”, destacou.

Na reunião, o governador e o prefeito estabeleceram que, caso mais doses das vacinas sejam enviadas ao Estado, outros grupos de pessoas poderão ser incluídos no calendário da vacinação já em março. Ao mesmo tempo em que acontece a vacinação dos idosos, a Prefeitura de Aracaju prosseguirá na imunização dos profissionais de saúde.

Assim como ocorreu na segunda fase da campanha de vacinação, o imunizante será disponibilizado nas salas de vacinação de 40 Unidades Básicas de Saúde. Somente as quatro UBS que estão com atendimento exclusivo para pacientes com síndromes gripais não ofertarão a vacina. A imunização também será realizada em sistema drive-thru, a partir do cadastramento no Portal da Vacina, lançado pela Prefeitura no último dia 8 de fevereiro.

Primeiras etapas

Na capital sergipana, 17.597 pessoas priorizadas nas fases iniciais da campanha de vacinação já receberam a imunização contra a covid-19.  Dos idosos com idade acima de 90 anos, acamados e institucionalizados, a Prefeitura já alcançou 100% dos públicos. Profissionais de saúde que atuam na linha de frente de combate à pandemia, somam 62,1% dos vacinados, conferindo uma taxa média de vacinação de 2,64%.

Leia Também

“Cariri não é um restaurante, é uma clínica da alma”, garante Hamilton do Cariri

Desde os tempos mais remotos que se estuda sobre a imortalidade da alma. Eis que …