Por André Brito (*)
Dia desses eu me peguei assistindo a um telejornal e deparei com uma matéria que me atraiu bastante a atenção: uma trama criminosa fora descoberta (gosto de usar o pretérito mais-que-perfeito) graças a erros de Português cometidos pela quadrilha que agiu deixando vítimas lesadas. Acredita nisso? Que cena épica! Descuidos gramaticais foram o pontapé inicial, o fio da meada da investigação e levaram à elucidação das intenções e ações da súcia (palavra bonita, significado feio que dói).
Aí eu te pergunto: por que muita gente se confunde tanto na hora de escrever determinadas palavras? Seria falta de leitura ou de atenção? Seria a pouca prática de escrita ou até mesmo descaso com a própria Língua Portuguesa? Seria um analfabetismo funciocultural (inventei!) inveterado e propagado nas camadas formadoras da nossa sociedade brasilesca (outra invenção: Brasil + carnavalesca. Trata-se de uma palavra-valise)? Há quem considere, inclusive, que todos deveriam falar e escrever do jeito que quisessem. Mas, cá pra nós, seria legal isso?
Hoje acredito que os bandidos presos se arrependem de não terem prestado atenção às aulas de Ortografia! Fica o riso… fica o choro, que é livre!
Bora ver umas dicas bem bacanas pra ninguém vacilar mais? Simbora!
Vai de ATRAVÉS ou de POR MEIO DE?
É bastante comum, nas correspondências oficiais, as pessoas usarem ATRAVÉS incorretamente. O ideal é usar POR MEIO DE. Quem nunca escreveu ou leu um ofício começando com “Venho através deste…”? Além do uso inadequado da palavra ATRAVÉS, há ainda uma virgulazinha esquecida aí. Enfim… vamos ao que interessa!
ATRAVÉS traz consigo a ideia de atravessar. Então deve ser assim o seu uso: Gosto de ver a chuva através da janela.
POR MEIO DE tem o mesmo sentido de POR INTERMÉDIO DE. Veja: Venho, por meio deste ofício, solicitar apoio para as causas nobres.
E aí, entendeu?
TRAZ a senha ou vai para TRÁS da fila
Por serem pronunciadas da mesma maneira (são homófonas = possuem a mesma forma de falar), as palavras TRAZ e TRÁS são muito confundidas na hora de serem escritas. Para acabar a confusão, segue a solução (eita rima pobre…)
TRAZ é verbo (3ª pessoa do singular do Presente do Indicativo). Exemplo: O bem traz sempre coisas boas para quem o pratica.
Por sua vez, TRÁS vai se referir à parte posterior. Contrário de frente. Veja: Tudo é um ciclo. Se algo não deu certo, siga em frente e não olhe para trás!
Meu irmão, que via_em!
E agora, André? Na palavra que encerra o texto, falta uma letrinha. Você a completaria com j ou com g ? Pois fique sabendo que existem viaJem e viaGem. Vamos entendê-las?
VIAJEM é verbo (3ª pessoa do Presente do subjuntivo). Exemplo: Ponham o cinto de segurança. Meu desejo é que todos viajem tranquilamente (segurança sempre, né?).
VIAGEM é substantivo (nome). Toda viagem com você, meu amor, é maravilhosa! (O amor é, definitivamente, lindo!)
Ah, sim, a frase completa: Meu irmão, que viagem!
Só Sergipe Notícias de Sergipe levadas a sério.


