Por Antônio Carlos Garcia(*)
O titular da SMTT, Nelson Felipe, afirmou que os parquímetros voltarão a ser utilizados em Aracaju. Segundo ele, o novo sistema já está com “termo de referência pronto”, orçamentos de empresas encaminhados, e a expectativa é que a licitação acontecerá no início do ano. Se tudo transcorrer conforme o planejado, a implantação seria ainda no primeiro semestre, entre março e abril, abrangendo áreas como o centro, bairros Siqueira Campos e São José.

Fotos: Ascom/SMTT
Nelson Felipe explicou que o sistema de estacionamento rotativo será mais moderno do que os antigos: não haverá necessidade de tickets físicos — o pagamento poderá ser feito via aplicativo — e a fiscalização usará recursos tecnológicos (câmeras que escaneiam placas). A proposta, segundo ele, é aumentar a rotatividade de vagas, beneficiando o comércio local e a organização do trânsito. Motoristas podem deixar o carro por até 2 horas e depois liberarão a vaga para outro. Aqueles que trabalham no centro comercial poderão usar vagas alternativas — “bolsões” ou estacionamentos gratuitos — para evitar ocupação de vagas rotativas durante todo o dia.
A iniciativa integra um plano da prefeitura para revitalizar o centro da cidade: nova sinalização horizontal e vertical nas avenidas principais, revisão da ocupação irregular por ambulantes e flanelinhas.
Novo contexto
No dia 2 de dezembro passado, ocorreu a cerimônia de posse do delegado da Polícia Civil, André Davi, como novo secretário municipal da pasta que na época se chamava Secretaria Municipal de Defesa Social e da Cidadania (Semdec). Mais recentemente, com a aprovação de projeto de lei em 13 de novembro de 2025, a pasta foi transformada em SSM‑AJU — Secretaria Municipal de Segurança e Cidadania.
Isso significa que o novo sistema de parquímetros, proposto pela SMTT, será implementado em articulação com a SSM-AJU — o que, no entender da gestão municipal, reforça o caráter de integração entre trânsito, mobilidade urbana e segurança pública. A própria apresentação do programa Aracaju Segura — que combina monitoramento eletrônico, vigilância e trânsito — é fruto dessa articulação institucional.
Histórico

Aracaju já adotou, em gestões anteriores, sistemas de estacionamento pago — tanto de “Zona Azul” quanto por parquímetros — com ampla cobertura no Centro e outras áreas.
Mais tarde, a própria SMTT, em 2013, anunciou que o estacionamento rotativo seria “totalmente eletrônico” ― sem os antigos parquímetros — com venda de bilhetes pelo portal da prefeitura ou aplicativo, contemplando carros, motos e caminhões.
Em 2015, o sistema redefinido foi lançado como Rotativo Aju, com 1.800 vagas distribuídas em áreas como o Centro, São José e Siqueira Campos. À época, o sistema previa uso de aplicativo, cadastro por placa e monitoramento por câmeras — e abandonava a exigência de tickets no painel.
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