quarta-feira, 14/05/2025
Piracanjuba
Planta da Natulac, em Glória, onde funcionará a Piracanjuba Foto: Ascom/Piracanjuba

Piracanjuba adquire indústria sergipana e instala primeira fábrica no Nordeste

Compartilhe:

 

O Grupo Piracanjuba anunciou hoje a aquisição da Santa Bárbara Indústria e Comércio de Bens e Laticínios Ltda (Natulact), empresa com mais de 30 anos de atuação no setor de queijos e derivados, localizada no município de Nossa Senhora da Glória, em Sergipe. Com a transação, a companhia goiana passará a contar com sua primeira unidade fabril na Região Nordeste, ampliando para oito o número de indústrias atualmente em operação. As outras sete unidades estão distribuídas entre as regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste do país.

Fundado em 1955, o Grupo Piracanjuba tem sede em Bela Vista de Goiás (GO) e se consolidou como uma das principais empresas do setor lácteo no Brasil. Com cerca de 3.300 colaboradores, a companhia conta com um portfólio robusto de aproximadamente 200 produtos, que atendem a diferentes segmentos do mercado de alimentos.

A aquisição da Natulact está alinhada à estratégia de expansão nacional da Piracanjuba. De acordo com a empresa, pesaram na decisão fatores como a sinergia entre as operações e a localização estratégica da planta sergipana, situada em uma das maiores bacias leiteiras do Nordeste.

“Será a primeira fábrica do Grupo Piracanjuba no Nordeste, reforçando a expansão da companhia na região, pois nos tornaremos mais competitivos”, afirma o presidente do Grupo Piracanjuba, Luiz Claudio Lorenzo.

Instalada a cerca de 115 quilômetros de Aracaju, capital de Sergipe, a Natulact está situada em Nossa Senhora da Glória, município com pouco mais de 41,2 mil habitantes, segundo dados do Censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No portfólio da marca, estão produtos como queijos muçarela, coalho, prato e minas frescal, além de manteiga, requeijão e soro de leite em pó.

Segundo Lorenzo, o foco inicial será a manutenção da atual linha de queijos e dos demais itens. “Para o futuro, a expectativa é ampliar continuamente o portfólio e a capacidade produtiva da planta”, adianta o executivo.

Transição gradual

O contrato firmado entre as empresas prevê a transferência total do controle da Natulact para o Grupo Piracanjuba. “De imediato, a produção começa com a marca Natulact e, gradualmente, passará a ser aplicada a marca Piracanjuba”, detalha o presidente.

A operação ainda depende da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A Piracanjuba informou que pretende manter os cerca de 260 empregos diretos gerados atualmente pela fábrica, a maioria em funções fabris, bem como os fornecedores de leite da região, que serão visitados individualmente.

“Nosso intuito é que essa transição ocorra da forma mais harmônica possível para todos os colaboradores, fornecedores e comunidade. Queremos apresentar com detalhes as razões que fazem o Grupo Piracanjuba ter como propósito o cuidado que alimenta a vida, evidenciando o quão importante para nós é nutrir relações com as pessoas, a começar pelo nosso time de colaboradores e produtores de leite. Tudo isso, respeitando as especificidades locais. Estamos certos de que teremos muito a contribuir e aprender nesse processo, dando continuidade ao trabalho da Santa Bárbara em prol do desenvolvimento socioeconômico e da cadeia láctea de Sergipe”, conclui Luiz Claudio Lorenzo.

Homenagem a peixe

O nome da marca Piracanjuba tem origem no tupi-guarani e faz referência ao peixe piracanjuba, comum na região do cerrado brasileiro.

Na década de 1980, a empresa passou por um processo de reestruturação e modernização, com investimentos em ampliação da capacidade produtiva e diversificação de produtos. A partir desse período, foi criado o Grupo Piracanjuba, sob gestão da Embaré Indústrias Alimentícias S.A., que passou a organizar as operações em escala nacional.

Atualmente, o grupo possui oito unidades industriais, localizadas nas regiões Centro-Oeste, Sul, Sudeste e, com a aquisição da Natulact, também no Nordeste. A sede administrativa está situada em Bela Vista de Goiás (GO).

A empresa conta com cerca de 3.300 colaboradores e um portfólio de aproximadamente 200 produtos, incluindo leite UHT, leite condensado, creme de leite, bebidas lácteas, queijos, iogurtes, requeijão, manteiga, entre outros. Também mantém uma linha de produtos sem lactose.

 

Compartilhe:

Sobre Antonio Carlos Garcia

Editor do Portal Só Sergipe

Leia Também

Padaria União, no bairro Luzia

Padaria União adota gás natural canalizado da Sergás e celebra eficiência energética

  Com o novo sistema de abastecimento de gás, a padaria vive uma fase mais …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat