Por André Brito (*)
Dia desses eu estava lembrando a quantidade enorme de alunos (e até alguns pais) me procurando para um “refrigério na alma” quanto ao ENEM. São tantas pessoas angustiadas, oprimidas por uma ansiedade sem precedentes, que a gente, que trabalha com educação, precisa dar um F5 constante no conhecimento para aprender a lidar com essas situações de cunho emocional dessa galera.
Uma coisa interessante nesse processo é que esses embates emocionais se acentuaram sobremaneira nos últimos vinte anos. Por exemplo, quem fazia o antigo vestibular (como eu fiz) se preocupava com aprovação etc. e tal. Mas pouco se viam olhares desesperados em razão da tão requerida prova.
Hoje, o que se enxerga em tudo que é canto: terapias escapando pelas frestas das telhas, crises de ansiedade desencadeadas por vírgulas no caminho, desesperos infindos por uma nota mediana que se tirou no simulado de redação. Até parece que o mundo está acabando ali.
Gente, por favor, leveza. Ficar pilhado ou pilhada não resolve a parada, tá ligado, tá ligada!? O que gera confiança é você mesclar estudo, planejamento, ação e LEVEZA. Angustiar-se com o que nem chegou ainda só piora o quadro.
E a família tem um papel fundamental nesse processo. Não adianta transformar a cabeça das pessoas em panela de pressão. Só piora o quadro. A maior força que se dá a alguém que vai fazer ENEM é não pressionar. É dar a condição necessária para caminhar e deixar seguir. Quem não ajuda não pode atrapalhar, entendeu ou não entendeu? O meu sonho não pode ser o sonho de outra pessoa, sendo assim, não posso forçar ninguém a sonhar o meu sonho.
— Mas André, e se eu não passar?
Passa ano que vem. Quem foi que disse que a estrada termina assim e por aqui? A vida segue, são cenas de próximos capítulos, os quais nem sabemos se virão de fato! Não espere a aquarela descolorir, busque leveza agora. Isso não é apenas para quem vai fazer ENEM. É para todos. Afinal de contas, todos os dias fazemos vestibular da vida. Nem sempre passamos, mas insistimos em fazer porque essa é a nossa vocação.
Só Sergipe Notícias de Sergipe levadas a sério.


