quinta-feira, 12/02/2026

Curso de mindfulness em Aracaju propõe autocuidado e equilíbrio

Compartilhe:

O biólogo e instrutor de mindfulness Igor Azevedo vai ministrar, a partir do dia 21 de fevereiro, o curso “Mindfulness, Meditação e Autocuidado no Cotidiano”, um programa de treinamento com cinco encontros semanais, no Espaço Merini, no bairro Farolândia, em Aracaju. A proposta é oferecer, ao longo de cinco semanas consecutivas — com encerramento em 21 de março — práticas voltadas ao autocuidado, à regulação emocional e à redução da ansiedade.

Igor Azevedo
Igor Azevedo vai ministrar o curso

Segundo Igor Azevedo, o curso é destinado a pessoas que se sentem ansiosas, sobrecarregadas ou que enfrentam dificuldades para lidar com as próprias emoções no cotidiano. “É para quem busca autoconhecimento, quer aprender a olhar para si por meio das emoções e desenvolver mais equilíbrio físico, mental e emocional”, afirma.

A iniciativa também contempla quem deseja desacelerar diante do excesso de estímulos e informações da vida contemporânea. “A maioria das pessoas não procura a meditação porque quer ‘ficar zen’, procura porque está cansada, sobrecarregada, com dificuldade de descansar a mente ou simplesmente de estar presente”, explica.

A prática de mindfulness — definida como a atenção plena ao momento presente, com curiosidade, gentileza e sem julgamento — é apresentada como um treinamento da mente e do corpo para reconhecer padrões automáticos, regular emoções e criar maior consciência entre o que se sente e a forma como se reage.

Estudos científicos indicam que a prática regular pode contribuir para a redução do estresse e da ansiedade, melhora da concentração e da memória, maior regulação emocional, melhora na qualidade do sono, diminuição de sintomas de esgotamento e burnout, além do aumento do bem-estar e da clareza mental.

Estrutura

O curso será dividido em cinco encontros, cada um com um tema específico:

  • Pausa – práticas de pausa consciente;

  • Intenção – desenvolvimento da intenção nas ações do dia a dia;

  • Atenção – cultivo da atenção plena;

  • Hábitos – investigação dos próprios padrões de comportamento, proposta descrita como “ser um cientista de si mesmo”;

  • Compaixão – foco em autogenerosidade e autocompaixão.

A turma terá limite máximo de 15 participantes.

Formação e trajetória

Igor Azevedo é graduado em Biologia, mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente e atualmente cursa o primeiro período de Psicologia na Estácio. Servidor público da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Aracaju, atua no setor de arborização urbana.

Ele mantém prática pessoal de meditação desde 2014 e concluiu, em 2022, formação como instrutor de mindfulness. Desde então, já conduziu uma turma com sete encontros e realizou cerca de 15 workshops voltados à prática de pausa e atenção plena.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas pelo Instagram @fotografiaadoser ou pelo telefone (79) 99803-1671, por meio de formulário online encaminhado aos interessados.

Compartilhe:

Sobre Antônio Carlos Garcia

Avatar photo
CEO do Só Sergipe

Leia Também

Renda

Sergipanos ganham mais e têm uma das menores inadimplências do país

Os trabalhadores sergipanos estão ganhando mais e ficando menos endividados. Dados do Novo Cadastro Geral …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat