Durante missão oficial da Offshore Technology Conference (OTC) 2025, realizada em Houston, no Texas (EUA), o governador Fábio Mitidieri e a comitiva do Governo de Sergipe visitaram as instalações da Optimus Technology Group. A visita marcou mais um passo na consolidação do projeto que prevê a implantação de um data center e de um centro de pesquisa da empresa em Sergipe, com investimento estimado em US$ 1 bilhão — o maior da companhia na América Latina.
A agenda incluiu visita técnica ao data center da empresa e a um complexo em construção que reunirá estrutura educacional, modelo semelhante ao que está sendo planejado para Sergipe. O encontro contou com representantes da empresa, como o CEO Sam Tenorio III, o head de comunicações Steven Frank e o head Brasil Anand Hemnani. Pelo lado sergipano, participaram também representantes da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Engemon, Lixo Verde e LZA.
A ida da comitiva sergipana aos Estados Unidos contou com mediação da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise) e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec). Participaram ainda os secretários Valmor Barbosa (Sedetec), Cleon Menezes (Secom) e Érica Mitidieri (Seasic).
Segundo o governo, o modelo apresentado no Texas combina infraestrutura tecnológica com foco em formação de profissionais. A instalação da empresa está prevista para ocorrer na Região Metropolitana de Aracaju, próxima ao Terminal Marítimo Inácio Barbosa, em área localizada no município de Nossa Senhora do Socorro.
A iniciativa também está conectada ao projeto da Zona de Processamento de Exportação do Estado de Sergipe (ZPE), cuja administração ficará a cargo da Companhia Administradora da Zona de Processamento de Exportação (CAZPE). A Optimus deverá ser a primeira empresa credenciada para atuar nesse regime especial. As ZPEs oferecem incentivos fiscais, cambiais e administrativos e são voltadas à produção voltada ao mercado externo.
O protocolo de intenções entre o Governo de Sergipe e a Optimus foi assinado em março. As tratativas começaram em fevereiro, quando representantes da empresa estiveram em Aracaju e se reuniram com a equipe técnica da Receita Federal, considerando a necessidade de estrutura aduaneira para viabilizar o empreendimento.
A Optimus Technology Group é uma consultoria especializada em otimização, virtualização e segurança de data centers. Detém exclusividade da tecnologia XECO no Brasil e atua também em países da Europa, Ásia e Oceania.