quinta-feira, 25/04/2024
A situação do Velho Chico será amplamente discutida

Sergipe sedia Congresso Nacional de Irrigação

Compartilhe:

Neste domingo, 08 de novembro, tem início o XXV Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem, que acontece até o dia 13, na Universidade Federal de Sergipe (UFS). O evento, que faz parte das parcerias anuais da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (Abid) com um dos estados da federação, visa impulsionar as cadeias de negócios calcadas na agricultura irrigada em todo o país. Este ano, o estado que buscou essa parceria foi Sergipe. E por acontecer aqui, o Conird deste ano tem como focos principais a foz do rio São Francisco, o semiárido sergipano e o desenvolvimento do próprio Estado.

Com uma vasta programação, os temas abordados se destinam a todos os portes de produtores, tendo em vista a sua capacitação e o fomento à vocação para empreender. Ao longo do evento, serão realizadas quatro conferências, três seminários, nove oficinas, exposição e apresentação de trabalhos científicos em sessão de pôsteres, e dois dias de campo, tendo como um dos cenários o Velho Chico, considerado o rio da integração nacional.

Na solenidade de abertura, que acontece às 19h deste domingo, o reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Ângelo Roberto Antoniolli, fará a conferência com foco no desenvolvimento da UFS em Sergipe, na gestão dos recursos hídricos e empreendedorismo em torno dos múltiplos usos da água, com ênfase na produção de alimentos no contexto da universidade, incluindo a expansão da região metropolitana de Aracaju. A programação do Congresso também incluirá as oficinas, que ocorrerão nos dias 9, 10 e 11 de novembro.

Entre os temas que serão abordados estão ‘‘Governança do solo e da água’’; “Água na Agricultura – sistemas informacionais para manejo de precisão de água na agricultura irrigada”; “A irrigação no setor sucroalcooleiro”; “O clima e a harmonização de conhecimentos e esforços em favor de maior segurança hídrica e alimentar”; e “O projeto Canal de Xingó, oportunidades e desafios de maior aproveitamento das águas do rio São Francisco para seus múltiplos usos e o desenvolvimento da agricultura irrigada”.

Para a organização do evento, Sergipe possui um enorme potencial, que desafia os que se interessam por esse universo de atividades. A discussão passa por questões voltadas ao equilíbrio ambiental, onde a exploração econômica e o desenvolvimento da agricultura irrigada perseguem os melhores caminhos, para atender tanto as presentes quanto as futuras gerações. Para o presidente da Associação Brasileira de Irrigação de Drenagem (ABID), Helvecio Mattana Saturnino, a gestão integrada das bacias hidrográficas, com a colaboração dos empreendimentos em agricultura irrigada, oportuniza a geração de riquezas, de mais postos de trabalho e qualidade de vida para as populações.

De acordo com ele, trabalhos do Banco Mundial já evidenciaram esses ganhos para o Nordeste e os bons exemplos precisam ser vistos e multiplicados. “A água é vital na produção de alimentos, na sedentação e no atendimento básico das populações. Dessa forma, é fundamental termos boas práticas em favor da segurança hídrica, alimentar, energética e do melhor bem estar das populações. Isso precisa ser muito bem entendido pela sociedade. É uma questão que interessa a todos e, assim sendo, torna cada vez mais importantes eventos como este”, pontua.

Para o reitor da UFS, Ângelo Roberto Antoniolli, recepcionar o XXV Conird é uma oportunidade de aprendizado e de troca de experiências. “Essa parceria com a ABID tem nos auxiliado a colocar em pauta a discussão sobre água, irrigação, produção agrícola e regulação de águas subterrâneas, questões essenciais ao desenvolvimento de políticas agrícolas no âmbito da agricultura”, finaliza o reitor.

Compartilhe:

Sobre Só Sergipe

Portal Só Sergipe
Site de Notícias Levadas a Sério.

Leia Também

grupo técnico

Grupo Técnico de Eventos do Governo do Estado se reúne para desenvolver atuação estratégica nos festejos juninos

Sergipe já se prepara para realizar uma programação junina ainda maior e mais estruturada. Nesta …

WhatsApp chat