quarta-feira, 19/11/2025
Todos contra o racismo Foto: Reprodução

IFS debate, nesta quarta, “Esporte, racismo recreativo e ódio”

Compartilhe:

Em meio a recentes episódios nos estádios de futebol, em que torcedores estão agredindo verbalmente jogadores negros, a Coordenadoria de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) do Instituto Federal de Sergipe promove, nesta quarta-feira (20), quando se celebra o Dia Nacional da Consciência Negra, uma Roda de Saberes para discutir  “Esporte, racismo recreativo e ódio”.

O evento começa às 8 horas da manhã, no campus universitário de Lagarto. Na ocasião, será tratado o conceito de “racismo recreativo”, com base no conceito do professor e jurista Adilson Moreira: “uma política cultural que usa do humor para expressar hostilidade em relação a minorias raciais”.

De acordo com o professor doutor do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Luiz Carlos Vieira Tavares, conhecido como Mestre Lucas, “o humor racista pode ser considerado discurso de ódio e as instituições de ensino precisam colocar em pauta este tipo de debate sobre as relações étnico-raciais no futebol brasileiro”.

“Esse problema vem acontecendo com frequência no Brasil e no exterior, mesmo havendo a pressão da mídia e dos próprios jogadores para que casos de racismo não aconteçam”, completa.
Segundo o Observatório da Discriminação Racial no Futebol, 60 casos de racismo aconteceram nesta temporada. Ainda segundo a ong, 42 desses episódios foram registrados no Brasil, 13 no exterior envolvendo atletas brasileiros e cinco nas competições sul-americanas.

O Dia Nacional da Consciência Negra foi instituído oficialmente mediante a Lei de número 12.519, de 10 de novembro de 2011.

Compartilhe:

Sobre Só Sergipe

Portal Só Sergipe
Site de Notícias Levadas a Sério.

Leia Também

Maratona de Aracaju Banese 2025

Maratona de Aracaju Banese 2025 tem medalhista olímpico Vanderlei Cordeiro de Lima entre 10 mil atletas confirmados

  Uma das maiores corridas de rua do Nordeste vai contar com 10 mil atletas. …

WhatsApp chat