quarta-feira, 24/04/2024
Eclipse total da lua.

Domingo tem Superlua e eclipse total em todo o Brasil

Compartilhe:

Os românticos que se preparem para curtir e, quem sabe, fazer juras de amor eterno, durante o fenômeno da Superlua – quando o satélite está em máxima aproximação da Terra – que acontecerá na madrugada de domingo para segunda –feira (20 e 21 de janeiro), em todo Brasil, junto como eclipse total da lua. É uma chance e tanto, porque a próxima  só será visível aqui no país, em 2022.

Confira aqui a relação dos horários do eclipse em todo o Brasil. 

Com certeza, vai valer a pena ficar acordado um pouco mais no domingo. O eclipse começará às 0h37, horário de Brasília, mas em Sergipe, que não tem horário de verão, às 23h37. A partir deste momento, a Lua ficará um pouco menos brilhante, mas a diferença não será perceptível a olho nu – é o chamando eclipse penumbral. O início do eclipse parcial será à 1h34, (0h34 em Sergipe) quando a Lua começa a ficar com um pontinho escuro e irá escurecer cada vez mais.

O início do eclipse total será às 2h41: a Lua adquire uma cor avermelhada (a chamada Lua de Sangue) durante toda a fase do eclipse total. A duração do eclipse será de 1h02 –  até as 3h43 a Lua vermelha ainda poderá ser vista. A partir desse horário, a Lua volta a ficar cada vez mais iluminada, até o final do eclipse parcial, que será às 4h51. O eclipse penumbral terminará às 5h48.

Superlua – No mesmo dia 21, às 18h (Hora de Brasília), a Lua estará em seu ponto mais próximo da Terra, o perigeu. Por isso, a lua cheia da noite do dia 20 para 21 será visivelmente mais iluminada e com disco aparente maior, a chamada Superlua. 

A pesquisadora Josina Nascimento, da Coordenação de Astronomia e Astrofísica do Observatório Nacional, explica que o eclipse lunar “é quando a Lua passa pela sombra da Terra.  O eclipse será total se a Lua estiver totalmente mergulhada na umbra, será parcial se a Lua estiver parcialmente na umbra e será penumbral quando a Lua passar somente pela penumbra”.

Para saber os instantes do eclipse para as localidades que não estão no fuso da Hora de Brasília, basta levar em conta o fuso. Com o horário de verão, o fuso de Brasília passa a ser -2. Para quem está no fuso de -3 horas, basta subtrair uma hora, para quem está no fuso de -4, basta subtrair 2 horas e para quem está no fuso de -5 basta subtrair 3 horas.

Com informações do Observatório Nacional

Compartilhe:

Sobre Antônio Carlos Garcia

Avatar photo
CEO do Só Sergipe

Leia Também

grupo técnico

Grupo Técnico de Eventos do Governo do Estado se reúne para desenvolver atuação estratégica nos festejos juninos

Sergipe já se prepara para realizar uma programação junina ainda maior e mais estruturada. Nesta …

WhatsApp chat