quinta-feira, 08/05/2025
SergipeTec
Representantes de Taiwan querem criar conexões com investidores sergipanos Fotos: Ascom/SergipeTec

SergipeTec recebe missão de Taiwan para acordos em inovação

Compartilhe:

O Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec) recebeu representantes do Escritório Econômico e Cultural de Taipei no Brasil (EECT) e da Taiwan External Trade Development Council (Taitra) em um evento voltado à ampliação de oportunidades comerciais entre Sergipe e Taiwan. A atividade teve como foco a criação de conexões entre os dois territórios, por meio do diálogo com instituições, startups e empreendedores locais.

A delegação contou com a presença de Glória Kan, diretora econômica da EECT; Sandra Shih, diretora da Taitra; e Ivana Wu, gerente de projetos da Taitra. As três apresentaram painéis com informações sobre plataformas estratégicas, políticas de incentivo e exemplos de iniciativas implementadas. “Estamos aqui para atuar como uma ponte entre empresários e novas oportunidades. Nosso objetivo é ampliar o conhecimento sobre o EECT e criar conexões que possam gerar parcerias com o ecossistema de inovação de Taiwan”, afirmou Glória Kan.

Sandra Shih agradeceu a receptividade do SergipeTec e destacou a possibilidade de cooperação entre Taiwan e Brasil. “Acreditamos que, por meio da inovação e do intercâmbio de conhecimento, podemos desenvolver soluções que beneficiem ambos os países”, afirmou. Ivana Wu apresentou um painel com foco em soluções tecnológicas para o setor industrial, abordando mobilidade urbana, maquinário de precisão e energias renováveis. “Taiwan desenvolve tecnologias com aplicações em diferentes indústrias. Nosso interesse é compartilhar esse conhecimento com empresários, centros de pesquisa e instituições brasileiras”, disse.

O evento também teve como objetivo criar espaços de diálogo entre startups, instituições de ensino e agentes públicos e privados, voltados ao desenvolvimento econômico e tecnológico do estado. Estiveram presentes representantes de secretarias estaduais, startups instaladas no parque, alunos e colaboradores do SergipeTec.

Estreitar relacionamento

João Anízio, do SergipeTec
João Anizio, presidente do SergipeTec: “troca de conhecimento e experiências pode contribuir para o desenvolvimento regional” Foto: Ascom/SergipeTec

O presidente do SergipeTec, João Anizio Torres, falou sobre o interesse em parcerias com instituições internacionais. “Estreitar o relacionamento com um país que atua fortemente em tecnologia e inovação é relevante para o avanço de nossos alunos, startups e projetos de pesquisa. A troca de conhecimento e experiências pode contribuir para o desenvolvimento regional”, afirmou.

Durante o encontro, Graziela Monteiro, analista de energias renováveis do parque, relatou a experiência de 40 dias em Taiwan, onde participou de um programa de qualificação. Segundo ela, a convivência com centros de inovação e pesquisa contribuiu para sua formação e evidenciou o valor do intercâmbio técnico entre os países.

A atividade se insere na agenda do SergipeTec de aproximação com redes internacionais de inovação, com a intenção de criar oportunidades para que empresas e profissionais locais ampliem seus espaços de atuação. A expectativa é de que a articulação com Taiwan resulte em projetos conjuntos e colaborações técnicas.

Compartilhe:

Sobre Só Sergipe

Portal Só Sergipe
Site de Notícias Levadas a Sério.

Leia Também

Zezinho Sobral, vice-governador de Sergipe

Governadores do Nordeste farão missão ao Oriente Médio em busca de investimentos

Por Antônio Carlos Garcia (*) Entre os dias 23 e 30 de maio, os governadores …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat