sexta-feira, 12/12/2025
A ex-senadora Maria do Carmo deixa três filhos e netos

Morre em Aracaju a ex-senadora Maria do Carmo, 83 anos; sepultamento será às 16 horas no Colina da Saudade

Compartilhe:

 

A ex-senadora Maria do Carmo do Nascimento Alves, 83, morreu no sábado, 31, às 18h54, na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital São Lucas, onde estava internada desde a segunda-feira, 26. De acordo com a família, ela se sentiu mal, foi levada para o hospital e os exames detectaram um câncer, com metástase hepática.  Ela era viúva do ex-governador João Alves Filho e deixa três filhos: João Alves Neto, Ana Maria, Maria Cristina e netos. O velório está ocorrendo no Cemitério Colina da Saudade e às 14 horas haverá uma missa de corpo presente e o sepultamento ocorrerá às 16 horas.

A ex-senadora nasceu em Cedro de São João, em 23 de agosto de 1941 e era filha de João Batista do Nascimento e de Marinete Alves do Nascimento. Em 1966, se formou em Direito na Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Filiada atualmente ao Progressistas – PP –, Maria do Carmo Alves foi senadora por Sergipe de 1999 a 2023, sendo a primeira mulher eleita para o Senado Federal por Sergipe e a primeira mulher a cumprir três mandatos consecutivos no Senado.

Maria do Carmo também foi primeira-dama de Aracaju em dois momentos (1975-1979 e 2013-2017) e primeira-dama do Estado por três vezes (1983-1987, 1991-1995 e 2003-2007), sempre de forma atuante nas áreas da assistência social e saúde da mulher.

Em 2022 ao se despedir do Senado, ela lembrou que foi a primeira senadora eleita por Sergipe e manifestou seu orgulho de contribuir para a causa das mulheres. “Trabalhei continuamente para enfrentar a violência doméstica contra a mulher e garantir o espaço feminino no mercado de trabalho, na ciência e na política. Acredito que pensar em políticas públicas de gênero é pensar também em desenvolvimento econômico”, avaliou.

Manifestações

O governador Fábio Mitidieri se manifestou em suas redes sociais: “Sergipe está em luto. Hoje, perdemos a presença terrena de Maria do Carmo Nascimento Alves, que é a baluarte das políticas públicas voltadas à assistência social em nosso estado.”

O prefeito Edvaldo Nogueira decretou luto oficial de três dias: “Com muita tristeza e pesar, durante a nossa carreata no bairro Luzia, recebi a notícia do falecimento da ex-senadora Maria do Carmo”.

O senador Rogério Carvalho também lamentou: “descanse em paz, dona Maria do Carmo. Recebi, com profunda tristeza, a notícia do seu falecimento. Dona Maria do Carmo foi um exemplo de força e perseverança, abrindo caminho para muitas mulheres na política, sendo a primeira a representar Sergipe no Senado e a cumprir três mandatos consecutivos. Meus sentimentos à família e a todos os que tiveram o privilégio de conhecer e trabalhar ao lado dessa grande mulher.”

 

Compartilhe:

Sobre Só Sergipe

Portal Só Sergipe
Site de Notícias Levadas a Sério.

Leia Também

Eduardo Amorim

Depois de 15 anos de espera, Eduardo Amorim celebra inauguração do Hospital do Câncer

  No ano de 2010, após ser eleito senador com mais de 610 mil votos, …

WhatsApp chat