segunda-feira, 26/05/2025
Galeria de Arte Álvaro Santos
Galeria de Arte Álvaro Santos Foto: Karla Tavares/Secom PMA

Galeria Álvaro Santos revive tradição junina com exposição sobre o simbolismo do fogo

Compartilhe:

 

Artistas locais reinterpretam o fogo como símbolo das celebrações juninas

 

A Galeria de Arte Álvaro Santos (GAAS) abre as portas no dia 29 de maio, às 19h, para a exposição coletiva “São João é Fogo”, reunindo artistas sergipanos em uma celebração visual do maior símbolo dos festejos juninos: o fogo.

A mostra marca o retorno da tradicional Coletiva Junina, que movimentou a galeria por mais de duas décadas, agora renovada com a força criativa de 19 artistas — entre nomes consagrados e talentos emergentes — que traduzem em suas obras a potência afetiva e simbólica das festas populares.

Com olhares faiscantes e poéticos, as obras percorrem memórias, afetos e identidades culturais. A exposição também presta homenagem aos mestres fogueteiros — artesãos do espetáculo junino que produzem espadas, busca-pés, pitus, chuvas de prata, bombinhas e o emblemático barco de fogo —, figuras fundamentais da tradição, mas ainda pouco reconhecidas como deveriam.

Visitação

“São João é Fogo” segue em cartaz até o dia 30 de junho, na Galeria de Arte Álvaro Santos, localizada na Praça Olímpio Campos, s/n, em frente à Câmara Municipal de Aracaju. Visitação de segunda a sexta, das 9h às 17h. Agendamentos para escolas e instituições podem ser feitos pelo telefone (79) 3179-1308.

 

Compartilhe:

Sobre Só Sergipe

Portal Só Sergipe
Site de Notícias Levadas a Sério.

Leia Também

Energia solar

Energia por assinatura avança e reduz conta de luz em Sergipe

  Por Antônio Carlos Garcia (*) Modelo permite economia de até 30% na conta de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat