quinta-feira, 05/03/2026
Muitos bares e restaurantes vão fechar as portas em Aracaju Foto: Jorge Henrique

Cerca de 80 a 100 bares e restaurantes vão fechar e demitir 1.200 trabalhadores em Aracaju

Compartilhe:
Augusto Carvalho, presidente da Abrasel Sergipe: desemprego em massa

Até o final deste mês, cerca de 80 a 100 bares e restaurantes de Aracaju devem fechar as portas e demitir aproximadamente 1.200 trabalhadores. A informação é do presidente  da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Sergipe (Abrasel\SE), Augusto Carvalho. Alguns destes estabelecimentos são bastante conhecidos e estão localizados no bairro Atalaia, um dos pontos turísticos da capital. “Mas essa medida atinge bares e restaurantes em toda a cidade”, ressaltou.

Devido à pandemia do coronavírus e o fechamento do comércio por decreto do Governo do Estado, os bares e restaurantes, que já vinham em crise, pioraram ainda mais. “Diferente do que muitos pensam, os estabelecimentos vinham amargando quatro anos de crise. Quando começou a pandemia, os bares e restaurantes foram fechados e aumentou o  déficit de recursos”, explicou Augusto.

Ele afirmou que muitos empresários do setor conseguiram pagar a folha no mês passado e, agora, estão tomando a atitude de fechar os empreendimentos enquanto têm recursos financeiros para pagar as rescisões trabalhistas. “Melhor demitir enquanto têm dinheiro para pagar os funcionários”, entende. “E estes bares e restaurantes não devem reabrir”, lamenta.

Segundo Augusto Carvalho, o delivery (entrega) não é suficiente para que as empresas possam pagar a folha e todos os impostos. Na própria empresa, a Ligue Pizza, pioneira no serviço delivery em Aracaju, Augusto tem 35 funcionários, cinco deles estão trabalhando e os demais estão em casa.

Ao ser questionado sobre o novo decreto do governador Belivaldo Chagas que flexibilizou a abertura de alguns segmentos comerciais, Carvalho disse que não tem ideia de “quais os parâmetros utilizados para definir o que abre ou fecha”.  Na opinião do empresário, o melhor exemplo de atuação com relação a bares e restaurantes, neste momento, veio do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

O decreto do governo gaúcho, publicado no dia 1º de abril, embora tenha aumentado as restrições para operação de estabelecimentos comerciais,  “os bares, restaurantes, lanchonete e estabelecimentos que prestam serviços considerados essenciais ficam obrigados a respeitar medidas de higiene, a adotarem regime de revezamento de turnos e alterações de jornadas e a fazer uso de senhas ou outro sistema para evitar filas e aglomeração de pessoas, entre outras medidas elencadas na normativa”.

Compartilhe:

Sobre Antônio Carlos Garcia

Avatar photo
CEO do Só Sergipe

Leia Também

PIX por aproximação

Pix por aproximação completa um ano com baixa adesão

  Modalidade criada para acelerar as transações via Pix, o Pix por aproximação completou um ano …

WhatsApp chat