terça-feira, 18/11/2025
O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, no lançamento da maratona Santander Fotos: Ana Lícia Menezes

Aracaju vai sediar a primeira maratona Santander Track&Field Run Series do Brasil

Compartilhe:

Aracaju sediará no próximo dia 16 de maio a primeira maratona do circuito Santander Track&Field Run Series no país. O evento esportivo foi lançado nesta sexta-feira, 31, com a presença do prefeito Edvaldo Nogueira. Além das etapas tradicionais de 5km, 10km e 21km, o circuito, considerado o maior de corridas de rua da América Latina, incluirá uma prova nova e exclusiva na capital sergipana, a  Etapa Celi – Maratona de Aracaju, com 42 km..

“Eu estou muito feliz com a realização deste evento, pois estamos colocando Aracaju no cenário nacional das corridas. Aqui já temos a Corrida Cidade de Aracaju, que é  uma competição extraordinária que tem atraído grande público. E agora, com essa maratona, estamos estabelecendo um grande marco. Estou muito feliz e agradeço a Track&Field por escolher Aracaju. Está sendo um trabalho bem feito, profissional e tecnicamente preparado”, declarou o prefeito.

Para Edvaldo, a realização da corrida demonstra que é possível a união da iniciativa privada com o poder público. “Esta foi a primeira vitória, pois sem a somação de esforços não faríamos esta que, tenho certeza, será a melhor corrida do país”, definiu. O prefeito ainda destacou que a maratona é um estímulo à prática esportiva e dará grande projeção à capital sergipana, atraindo atletas de várias partes do país e do mundo.

“Temos que abrir os braços para esta corrida. A Prefeitura fará a sua parte. Nossas ruas estão pavimentadas, a SMTT e a Guarda Municipal garantirão a segurança do percurso, faremos a limpeza, de modo que todo o apoio logístico está assegurado”, reiterou Edvaldo.

Atletas prestigiaram o lançamento

A capital sergipana já sediou o circuito de corridas da Track&Field, alcançando grande sucesso tanto pelo apoio logístico dos órgãos públicos, como pela aceitação expressiva dos participantes. Foi na cidade que, inclusive, a marca realizou a sua primeira meia maratona, com recorde de inscritos na etapa. Por todo o apoio que recebeu da Prefeitura  e do Governo do Estado, neste evento, e por oferecer a possibilidade de um percurso plano, Aracaju foi escolhida para sediar a primeira maratona do circuito Santander Track&Field Run Series.

No evento de 2020, a Prefeitura garantirá todo o apoio logístico necessário à realização do evento, através de seus órgãos municipais. Com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), a administração vai assegurar o fechamento das vias que compõem o circuito. Além disso, acompanhará a prova e toda a operação montada pela empresa organizadora.  Já a Guarda Municipal ficará responsável por dar suporte à segurança dos participantes do evento, enquanto a Secretaria da Juventude e do Esporte (Sejesp) colocará o circuito no calendário oficial da cidade e a Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo (Semict) coletará os dados e avaliação das ações dos participantes de outros estados.

O circuito Santander Track&Field Run Series acontece há 17 anos, mas ganhou abrangência em 2018, com o novo acordo entre a TF Sports, empresa do grupo Track&Field, e o Banco Santander. A Etapa Celi – Maratona de Aracaju faz parte das, aproximadamente, 240 provas que acontecerão em diversas cidades do Brasil ao longo dos próximos três anos.

A gestora da Track&Field Aracaju, Maria Teresa Fontes Carvalho, afirmou que a realização da maratona só foi possível graças à junção de esforços de “grandes parceiros”, como a Prefeitura de Aracaju e o governo estadual. “Estamos muito felizes pela prioridade dada pela Track&Field em escolher Aracaju para realizar a corrida, que é o maior circuito da América Latina. Esta será a primeira maratona oficial do circuito e isso nos dá muito orgulho. Reconhecemos a importância grandiosa do governo e da prefeitura que não estão medindo esforços para nos ajudar. Estamos contentes e gratos aos dirigentes e equipes dos órgãos envolvidos, notadamente a estruturação do trânsito que exige grande mobilização para garantir a segurança dos nossos atletas”, destacou.

Da mesma forma, o gerente geral da TF Sports, Rafael Yanes, elogiou a cidade, com destaque para o trabalho desenvolvido pela Superintendência de Transporte e Trânsito da capital. “A cidade é linda, bem cuidada e tem um departamento de trânsito que oferece segurança aos atletas. Escolher Aracaju para a primeira maratona é uma forma de retribuir o carinho da cidade que abraçou desde 2017 o nosso circuito”, declarou.

O percurso

O percurso terá início na avenida Santos Dumont, na Orla da Atalaia, e se estenderá até o bairro Industrial. A prova será dividida em quatro categorias: 5km, 10km, 21km e maratona (42 km). A programação se iniciará às 15h, com a retirada dos chips.  Às 15h45 haverá alongamento e a largada está prevista para 16h.

As inscrições serão efetuadas através do site https://www.tfsports.com.br/eventos e os kits serão entregues na loja da Track&Field, em Aracaju, mediante apresentação do voucher.

Compartilhe:

Sobre Só Sergipe

Portal Só Sergipe
Site de Notícias Levadas a Sério.

Leia Também

Maratona de Aracaju Banese 2025

Maratona de Aracaju Banese 2025 tem medalhista olímpico Vanderlei Cordeiro de Lima entre 10 mil atletas confirmados

  Uma das maiores corridas de rua do Nordeste vai contar com 10 mil atletas. …

WhatsApp chat