sexta-feira, 12/12/2025
A palavra final sobre o envio ou não de tropas a Sergipe será do TSE Foto: TSE

Vinte seis municípios pedem tropas federais nas eleições

Compartilhe:

Vinte e seis dos 75 municípios sergipanos pediram o apoio de tropas federais para as eleições do dia 2 de outubro.  As solicitações já foram protocoladas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e serão analisadas pelo juiz relator dos processos Francisco Alves Júnior. Esse trâmite demorar até às vésperas das eleições e a decisão final será do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.

Nas eleições de 2014, o TSE aprovou o envio de tropas federais para 12 municípios em Sergipe. O secretário judiciário do TRE, Marcos Vinicius Linhares, explicou que os pedidos de tropas federais podem ser feitas pelo juiz eleitoral, promotor de Justiça e partidos políticos, ao analisar a situação de cada cidade.

O relator, juiz Francisco Alves Júnior, enviará ofício ao governador Jackson Barreto (PMDB) para que o Estado se manifeste em relação à segurança pública. Em seguida, os pedidos são analisados em plenário que decide se os municípios terão ou não tropas federais. Se o entendimento for positivo, essa decisão segue para o TSE que, poderá concordar ou não com o pleito. Se o TSE decidir pelo envio, aciona o Ministério da Defesa.

O apoio das tropas federais foi solicitado para  4ª zona eleitoral (Boquim e Arauá), 5ª zona (Capela e Muribeca), 6ª zona (Estância), 9ª (Itabaiana), 11ª (Japaratuba, Pirambu e Carmópolis), 12ª (Lagarto), 16ª (Nossa Senhora das Dores, Siriri e Cumbe), 18ª (Monte Alegre de Sergipe), 20ª (Malhador), 26ª (Ribeirópolis, Moita Bonita, Nossa Senhora Aparecida e São Miguel do Aleixo), 28ª (Canindé do São Francisco e Poço Redondo), 31ª ( Salgado), 32ª (Brejo Grande e Ilha das Flores), 33ª (Poço Verde) e 34ª (Nossa Senhora do Socorro).

Compartilhe:

Sobre Antônio Carlos Garcia

Avatar photo
CEO do Só Sergipe

Leia Também

Eduardo Amorim

Depois de 15 anos de espera, Eduardo Amorim celebra inauguração do Hospital do Câncer

  No ano de 2010, após ser eleito senador com mais de 610 mil votos, …

WhatsApp chat