sexta-feira, 12/12/2025

Maioridade: sergipanos votam a favor da redução

Compartilhe:

votacao3Dos oito deputados federais por Sergipe, seis votaram a favor da redução da maioridade penal de 18 para 16 anos e dois votaram contra.  Depois de uma sessão tensa que durou mais de sete horas, o substitutivo do deputado Laerte Bessa (PR-DF) à proposta de emenda à Constituição que previa a redução da maioridade penal foi rejeitado por 303 votos a favor e 184 contra. Por se tratar de uma emenda constitucional, precisaria ter pelo menos 308 votos favoráveis.

Os deputados federais  de Sergipe que votaram a favor da redução foram os seguintes: Adelson Barreto, PTB, André Moura, PSC, Fábio Mitidieri, PSD, Fábio Reis, PMDB, Jony Marcos, PRB, Laércio Oliveira, Solidariedade. Os dois votos contrários  ao substitutivo foram de João Daniel, PT, e Valadares Filho, PSB.

A emenda previa a redução de 18 para 16 anos para crimes hediondos (homicídio qualificado, latrocínio, sequestro, estupro), tráfico de drogas, casos de terrorismo, lesão corporal grave e roubo qualificado. O texto original da PEC, no entanto, determina a redução ampla e irrestrita da maioridade penal. Essa proposta deve ser analisada nesta quarta-feira, 1º de julho.

O argumento deles é que uma eventual aprovação do substitutivo acarretaria uma espécie de “efeito cascata” em outras leis. Em um panfleto, esses parlamentares ressaltaram que a responsabilização penal de jovens de 16 e 17 anos implicaria a liberação da venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos. O argumento foi criticado por deputados a favor da redução da maioridade penal. No Twitter, o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa classificou como “insensatez” a proposta votada pela Câmara. “Eu apoio integralmente a posição do governo federal, contrária à redução da maioridade penal. Estão brincando com fogo”, disse Joaquim.

Com informações do Congresso em Foco

Compartilhe:

Sobre Antônio Carlos Garcia

Avatar photo
CEO do Só Sergipe

Leia Também

Eduardo Amorim

Depois de 15 anos de espera, Eduardo Amorim celebra inauguração do Hospital do Câncer

  No ano de 2010, após ser eleito senador com mais de 610 mil votos, …

WhatsApp chat