Categorias: Cidades

Energisa reforça cuidados com a rede elétrica no período chuvoso

Compartilhe:

No primeiro semestre de 2022, foi registrado um aumento de 70% nos índices pluviométricos e de 20% na quantidade de ocorrências de falta de energia, se comparado ao mesmo período do ano passado. Desde o mês de março, a Energisa em Sergipe tem aplicado seu plano de atendimento em situações de contingências, que contemplam desde ações que antecedem o período chuvoso como a realização de inspeções, intensificação das manutenções preventivas, assim como o reforço de equipes para garantir o restabelecimento com menor tempo em regiões mais afetadas.

O Gerente de Operação, Daniel Flor, explica que em conjunto com a temporada mais intensa de chuvas em Sergipe foi verificado maior quantidade de descargas atmosféricas – raios, ventos mais fortes que provocaram quedas de árvores sobre a rede elétrica, provocando interrupções no fornecimento de energia.

“Este ano, registramos um volume maior de raios, chuvas e ventos mais fortes em relação ao ano passado. O monitoramento destes eventos climáticos é realizado com ajuda de um sistema de monitoramento climático desenvolvido pela Energisa em parceira com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o que ajuda a identificar previamente situações de contingência de forma a possibilitar a antecipação de ações necessárias a exemplo de adequações na disponibilidade de equipes nas regiões mais afetadas. Temos um Centro de Operação Integrado moderno e com uma equipe muito qualificada que permite esse monitoramento do sistema elétrico e uma atuação precisa e ágil 24 horas por dia”, afirma Daniel.

Ainda segundo Daniel, embora as chuvas tenham atingido todo o estado de Sergipe, as regiões do Baixo São Francisco, Alto Sertão e região leste/litorânea, com destaque para Grande Aracaju, São Cristóvão e Itaporanga foram as mais afetadas com as chuvas. “É importante destacar o apoio da população para que o plantio de árvores, bem como a sua poda seja realizada em observação às orientações dos órgãos municipais competentes, evitando assim o contato das árvores com as redes de distribuição de energia, o que além de evitar interrupções no fornecimento, ajudam a garantir uma maior segurança para todos”, afirma Daniel.

Com chuvas intensas ainda neste mês de julho, alguns cuidados precisam ser redobrados pela população para evitar acidente com a rede elétrica:

Atenção às tomadas

– Retire os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas;

– Mantenha atenção à necessidade de realização de poda das árvores;

– Nunca utilize aparelho conectado à tomada durante temporais;

– Os cabos telefônicos, cabos de TV por assinatura e fiação de antenas são capazes de conduzir a corrente elétrica dos raios até os aparelhos. Por isso, é aconselhável retirar os aparelhos eletrônicos (normalmente mais sensíveis) das conexões com rede de telefonia, TV a cabo e antena externa;

-Sempre que puder, instale dispositivos de proteção contra surtos (DPS) e se certifique de que a rede elétrica da residência ou comércio possui aterramento.

Canais de atendimento:

Site:energisa.com.br
www.gisa.energisa.com.br

Aplicativo Energisa On (disponível no Google Play ou App Store do celular)

Call Center: 0800 079 0196

Compartilhe:
Só Sergipe

Site de Notícias Levadas a Sério.

Posts Recentes

Ayslan Monteiro lança o romance “Te Vejo na Final”

  O escritor sergipano Ayslan Monteiro acaba de desembarcar em Aracaju para apresentar ao público…

19 horas atrás

Produção de queijo em Sergipe alcança novo patamar com Selo de Inspeção Estadual

Sergipe registrou o aumento da produção e a qualificação das queijarias. No ano de 2023,…

21 horas atrás

Desenrola para MEI e micro e pequenas empresas começa nesta segunda

Os bancos começam a oferecer, a partir desta segunda-feira (13), uma alternativa para renegociação de…

21 horas atrás

O velho professor

  Por Manuel Luiz Figueiroa (*)   critério de escolha do curso na hora do…

2 dias atrás

Comer e beber bem com Marcel Proust

  Por Léo Mittaraquis (*)   “Para Proust, o ato de recordar é uma forma…

3 dias atrás

O Riacho do Navio e a revolta das águas

Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*)   e tempos em tempos, e aqui não preciso…

4 dias atrás