Convite do livro do professor Filipe Cortes
O procurador municipal Filipe Cortes de Menezes, mestre em Direitos Humanos (Unit) , especialista em direito público pela Universidade Norte do Paraná, se prepara para o lançamento de seu próximo livro, fruto da dissertação de seu mestrado. Intitulada “Plebiscito, Referendo e direitos humanos”, a obra será lançada, no dia 11 de novembro, pela editora Lumen Juris, em uma Live no perfil oficial do autor no Instagram (@filipe.c.menezes).
De acordo com o autor, a intenção é analisar a abordagem do plebiscito e referendo na Constituinte de 1988, na democracia e nos direitos humanos. “A ideia para compor a obra foi ampliar a visão, pensar na América Latina, estudar outros países que utilizam o plebiscito como mecanismo democrático e fazer comparações do que aconteceu nesses lugares que falam espanhol em relação aos utilizados no Brasil”, explica Felipe Menezes.
Para essa análise, foi preciso dedicação durante a pós-graduação stricto sensu. “Nós, como professores de mestrado em Direitos Humanos, queremos que nossos alunos pesquisem e compartilhem suas pesquisas com a comunidade acadêmica e com a comunidade em geral. É um processo que leva bastante tempo. Eu orientei e acompanhei Filipe durante dois anos. Sempre o incentivando a participar de congressos, seminários para apresentar as ideias que ele tinha ao iniciar a pesquisa”, considera o professor Francisco Espinoza.
E deu certo. “Ter participado do evento ‘Ciclo de debates sobre Direitos Humanos na América Latina’, organizado mensalmente pelo professor Francisco, evento que conta com a presença de professores também da Europa e Brasil, para falar de política, Direitos Humanos e questões indígenas, contribuiu para a produção do livro”, pontua o autor Felipe Menezes.
O livro ‘Plebiscito, Referendo e direitos humanos’ que será lançado na semana da Proclamação da República pode ser adquirido pelo site da Amazon ou no da editora Lumen Juris.
Filipe Cortes de Menezes que já foi membro da comissão de estudos constitucionais da OAB Sergipe, tem em seu currículo a publicação de diversos artigos científicos, inclusive com publicação na revista do Tribunal Superior Eleitoral.
Agora, Felipe terá sua terceira obra literária com autoria exclusiva – “As normas de Aracaju à luz da Constituição Sergipana (2008)”; e “Controle concentrado no STF: mais do que objetivo, precisa ser célere (2017)” foram as duas anteriores.
Professor Manuel Luiz Figueiroa ra um sábado de manhã, o sol irradiava um…
Por Everaldo Goes (*) cena parece saída de um filme: dois jornalistas, cansados, mas…
Por Acácia Rios (*) Quero morrer ocupando minhas mãos. Em uma delas, levarei…
A Moura Dubeux, referência no setor imobiliário do Nordeste, lançou em Aracaju a linha Mood,…
Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*) Na última terça-feira, 22, tive a…
O ex-presidente da República Fernando Collor de Mello foi preso na manhã desta sexta-feira…