Entrevista

Edmar Nogueira, terapeuta e coach: “Em todos os sentidos, uma das coisas mais importantes da vida é o equilíbrio”

Compartilhe:
Todos os dias, no trabalho, as pessoas são quase que obrigadas a bater metas de vendas, concluir projetos em tempo recorde, enfim, elas têm que correr contra o tempo. Mas há um momento de parar, olhar para dentro de si mesmo, ganhar ânimo e recomeçar. É com essa ideia que o terapeuta e coach, Edmar Nogueira da Rocha, lançou, recentemente, a primeira edição do livro “Eu quero mudar o mundo – o amor é o caminho”, que reúne 123 frases de sua autoria e de outras personalidades no mundo literário e filosófico. Por enquanto, o livro é virtual, mas num futuro próximo ele deve lançar o livro físico. Adquira aqui o livro “Eu quero mudar o mundo – o amor e o meu caminho”.

“Penso que meu livro possa ser classificado como de autoajuda porque sua leitura proporciona momentos de relaxamento e inspiração”, assegura Edmar Nogueira, diretor  do  IBMDP (Instituto Brasileiro de Motivação e Desenvolvimento de Pessoal), “empresa voltada para educação, treinamento e desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais”, como ele mesmo a define.

Mas como é ser um coach, dar palestras em empresas estimulando os colaboradores a melhorarem as vendas e, do outro, escrever sobre o amor e mostrar que é necessário parar um pouco? Segundo Edmar Nogueira, “em todos os sentidos, uma das coisas mais importantes da vida é o equilíbrio”.

Edmar é autor do livro “Vivendo e aprendendo a viver”, administrador, master coach tem pós-graduações em marketing, coaching, docência do ensino superior e em Psicologia Positiva.

Esta semana, ele conversou com o Só Sergipe. Confira.

SÓ SERGIPE –  O senhor lançou, recentemente, o primeiro volume do livro “Eu quero mudar o mundo – o amor é o caminho”. Decididamente, o amor é o caminho? Por quê?

EDMAR NOGUEIRA  – Sim! Decididamente, o amor é o caminho porque o mundo anda muito egoísta. As pessoas estão fechadas em seu egocentrismo e isso faz o mundo ficar chato e perder a sensibilidade…

SÓ SERGIPE – Como foi que surgiu a ideia do livro?

EDMAR NOGUEIRA – Este livro é resultado de uma promessa inocente que fiz aos meus seguidores nas redes sociais. Um dia, postei uma frase despretensiosa no Facebook, falando de amor, e a repercussão me surpreendeu pelo número de curtidas e comentários. Então, decidi postar outra frase no dia seguinte, falando de amor. Mais uma vez, a plateia reagiu positivamente e resolvi fazer uma promessa: Eu postaria 365 frases de amor, uma por dia e, ao final, utilizaria o material para publicar um livro. Agora, resolvi cumprir a segunda parte da promessa e estou publicando esse livro digital com as 123 primeiras frases de amor postadas…

SÓ SERGIPE – Até hoje o senhor continua colocando, diariamente, frases que falam de amor nas suas redes sociais? Tem ideia de quantas já existem?

EDMAR NOGUEIRA – Eu já postei mais de 1.200 frases, entretanto não posto diariamente mais…

SÓ SERGIPE – Na apresentação no Hortmart Marketplace, o senhor explica que a maioria das frases são suas. Como é esse processo de criação das frases? Quais são e quais foram suas experiências?

EDMAR NOGUEIRA – Eu gosto de escrever. Escrevo músicas, contos, crônicas, poesias e, consequentemente, as frases surgem no meio desse processo de criação.

SÓ SERGIPE – Em quais outros escritores o senhor se inspirou e pinçou frases que estão no livro?

EDMAR NOGUEIRA – Mario Quintana, Madre Tereza de Calcutá, Eileen Caddy, Osho, Isabel Allende, Cora Coralina, Rubem Alves, Antoine de Saint Exupéry, Fernando Pessoa e muitos outros.

SÓ SERGIPE – O senhor classificaria seu livro como um de autoajuda?

EDMAR NOGUEIRA – Um livro de autoajuda é aquele escrito com a intenção de instruir seus leitores na resolução de problemas pessoais. Sendo assim, penso que meu livro possa ser classificado como de autoajuda porque sua leitura proporciona momentos de relaxamento e inspiração…

SÓ SERGIPE – O livro tem alguma semelhança com o Minutos de Sabedoria ou outro da Seicho-No-Ie, Palavras de Sabedoria?

EDMAR NOGUEIRA – Não tive essa intenção, mas penso que a leitura de uma frase por dia possa ser um exercício muito interessante

SÓ SERGIPE – Está no seu projeto publicar este livro de forma física?

EDMAR NOGUEIRA – Sim. Já estou negociando com a Editora IBMDP nesse sentido.

SÓ SERGIPE – Poderemos ter uma segunda edição?

EDMAR NOGUEIRA – Sim. A intenção é publicar a segunda edição dentro de 60 dias.

SÓ SERGIPE – Mudando um pouco de assunto, o senhor é diretor geral do  IBMDP – Instituto Brasileiro de Motivação e Desenvolvimento de Pessoal. Explique, por gentileza, como funciona o instituto e o objetivo dele.

EDMAR NOGUEIRA – O IBMDP é uma empresa voltada para educação, treinamento e desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais. Nossa missão é acelerar o processo de crescimento e desenvolvimento das pessoas, de modo a contribuir para a melhoria dos resultados das empresas.

SÓ SERGIPE – O senhor é administrador, master coach e tem pós-graduações em Marketing, Coaching, Docência do Ensino Superior e em Psicologia Positiva. O senhor atua fazendo treinamentos em empresas?

EDMAR NOGUEIRA – Sim. Os treinamentos e seminários, a terapia e os processos de coaching também são produtos do IBMDP.

SÓ SERGIPE – Tem algum livro voltado especificamente para empresas?

EDMAR NOGUEIRA – Meu primeiro livro físico, voltado para o segmento de vendas, já está na segunda edição e chama-se “Vivendo e aprendendo a vender”.

SÓ SERGIPE –   Sobre seu livro que fala sobre o amor, a ideia que passa é que é importante a pessoa dar uma parada, relaxar, encontrar-se. Mas quando vejo sua atividade de coach em empresas, a ideia que passa é de correria, bater metas, vender mais. Como é navegar nesses dois extremos?

EDMAR NOGUEIRA – Em todos os sentidos, uma das coisas mais importantes da vida é o equilíbrio. Como coach e terapeuta, eu ajudo meus pacientes a desenvolverem essa habilidade. Ao mesmo tempo, cuido para manter em dia a minha saúde e equilíbrio emocional.

 

Compartilhe:
Antonio Carlos Garcia

Editor do Portal Só Sergipe

Posts Recentes

Moradores de Lagarto aprovam serviços da 46ª edição do ‘Sergipe é aqui’

  A cidade de Lagarto foi palco, na última sexta-feira, 25, da 46ª edição do…

12 horas atrás

Governo do Estado renova parceria com a Casacor Sergipe

  O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e…

15 horas atrás

Um dia no Aeroclube de Sergipe

  Professor Manuel Luiz Figueiroa   ra um sábado de manhã, o sol irradiava um…

2 dias atrás

Jornalismo que se aprendia no olhar e se aperfeiçoava na convivência

Por Everaldo Goes (*)   cena parece saída de um filme: dois jornalistas, cansados, mas…

2 dias atrás

Rosa Faria: arte e história como missão 

  Por Acácia Rios (*)   Quero morrer ocupando minhas mãos.  Em uma delas, levarei…

2 dias atrás

Moura Dubeux lança linha Mood e complexo residencial na zona sul de Aracaju

A Moura Dubeux, referência no setor imobiliário do Nordeste, lançou em Aracaju a linha Mood,…

3 dias atrás