Articulistas

Você segue sua bússola quebrada?

Compartilhe:

Por Antônio Carlos Garcia (*)

 

“Quando estamos onde nosso coração desejar estar, vivemos uma vida bem vivida.” Essa frase está no livro “Pra vida toda valer a pena”, da escritora e médica Ana Cláudia Quintana Arantes, e nos chama atenção sobre o como estamos nos preparando para a velhice. Mas não vou tratar da velhice, mas sim das decisões (escolhas) que tomamos ao longo da vida.

A autora, apaixonada pela série Piratas do Caribe, estrelado por Johnny Deep, no papel do pirata Jack Sparrow, lembra de um diálogo deste personagem com o Barbossa, sobre a ideia de ser imortal. Sparrow experimenta ser imortal e tinha uma bússola que não apontava para o norte, mas para onde o coração dele queria estar. Disseram que ele tinha uma bússola quebrada.

Veja o diálogo:

– Sua bússola está quebrada: não tem Norte!, é o que todos dizem ao tentar utilizá-la.

– Quem disse que eu quero ir para o Norte? Esta é uma bússola muito especial: ela só aponta na direção dos seus mais profundos desejos, para o que você mais quer no mundo!, diz Jack.

Todos nós temos uma bússola quebrada como Jack Sparrow.  A questão é: deixamos ela nos levar? A bússola dele apontava para o seu navio, o Pérola Negra, onde vivera tantas aventuras, lhe trazia felicidade e era ali que ele gostaria de passar o resto de sua vida. E para onde aponta a sua – a nossa – bússola quebrada? Ela indicará, com certeza, o melhor caminho a ser percorrido. Basta seguir o coração.

Mas eis que seguir o coração não é uma tarefa fácil. Fosse assim, tudo estaria tão angelicalmente resolvido, que, provavelmente não teria prazer nenhum. Não sentiríamos, por exemplo a tristeza, a fiel companheira de todos nós. Ela já vem de fábrica e não temos como evitá-la. Nem tente impedi-la.

Aproveito para passar mais um ensinamento do livro “Pra vida toda valer a pena”, e falar mais sobre a tristeza, nossa fiel parceira. Diz a autora: “A tristeza nos revela toda a potência da nossa coragem. Para amar é preciso ser corajoso, pois o risco de perder está à espreita. Quando se ama, já há uma entrega completa. E, quando a entrega é completa, só o fato de termos vivido um tempo com a presença física daquela pessoa já é o bastante”.

Seja como os corajosos e motive os outros. Arrisque-se, diga que ama,  busque sua felicidade, siga sua bússola quebrada. Lembre-se que seguindo ou não sua bússola, a tristeza virá. Ou porque você não seguiu em busca do seu amor, e ficou na mesmice. Ou porque foi, viveu seu grande amor e um dia – ele ou ela – partiu para outro plano. Se sua tristeza for pela última escolha, valeu a pena ter vivido. Você venceu a si mesmo ou mesma, preocupou-se, não com o que os outros iriam pensar, mas em ser e fazer o outro feliz. Seguiu seu coração. “Muitas vezes deixamos de ir por medo dos caminhos”, ensina-nos o poema Todo Risco, de Damário Dacruz.

Sugiro que, em momentos de dúvida, erga os olhos para o céu e reze uma prece; conecte-se com o divino e encontrarás a resposta e fortalezas para superar seus medos. Para completar repete este mantra maravilhoso que me foi apresentado e repito todos os dias:

Oração para autoestima

Sou perfeito, alegre e forte,
Tenho amor e muita sorte!
Sou feliz e inteligente,
Vivo positivamente!
Tenho paz, sou um sucesso,
Tenho tudo o que eu peço!
Acredito firmemente
no poder da minha mente,
Porque é Deus no meu subconsciente!

Você pode até dizer que tudo será no tempo certo. O que você faz para que seu desejo aconteça no seu chamado “tempo certo”?

Lembre-se:  “O morrer pode ficar para amanhã, mas o viver é melhor que seja hoje”.

Vá ser feliz.

Compartilhe:
Antonio Carlos Garcia

Editor do Portal Só Sergipe

Posts Recentes

Ayslan Monteiro lança o romance “Te Vejo na Final”

  O escritor sergipano Ayslan Monteiro acaba de desembarcar em Aracaju para apresentar ao público…

5 horas atrás

Produção de queijo em Sergipe alcança novo patamar com Selo de Inspeção Estadual

Sergipe registrou o aumento da produção e a qualificação das queijarias. No ano de 2023,…

7 horas atrás

Desenrola para MEI e micro e pequenas empresas começa nesta segunda

Os bancos começam a oferecer, a partir desta segunda-feira (13), uma alternativa para renegociação de…

7 horas atrás

O velho professor

  Por Manuel Luiz Figueiroa (*)   critério de escolha do curso na hora do…

1 dia atrás

Comer e beber bem com Marcel Proust

  Por Léo Mittaraquis (*)   “Para Proust, o ato de recordar é uma forma…

2 dias atrás

O Riacho do Navio e a revolta das águas

Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*)   e tempos em tempos, e aqui não preciso…

3 dias atrás