Cidades

Maçonaria sergipana terá monumento da Orla da Atalaia

Compartilhe:

O dia do maçom – 20 de agosto – será comemorado em grande estilo em Sergipe. No dia 18, sexta-feira, às 19 horas, a Prefeitura Municipal de Aracaju vai inaugurar na Orla da Atalaia um monumento em homenagem a maçonaria sergipana, que ficará em frente ao Oceanário.  Há anos que as duas potências maçônicas – Grande Loja e Grande Oriente – estavam solicitando do poder público uma autorização para instalar um monumento em alguma praça da cidade.

A obra será inaugurada pelo prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, PCdoB, mas foi iniciada na administração de João Alves Filho, DEM. Para o grão-mestre adjunto do Grande Oriente de Sergipe, Claírton de Santana, Aracaju era uma das poucas cidades no Estado e no país que não tinha um monumento à maçonaria. Em Sergipe, há semelhante em Itabaiana. Na Bahia, ele foi colocado em diversas cidades, a exemplo de Feira de Santana.

“Para nós maçons é uma grande honra termos esse monumento em homenagem a Ordem”, afirmou Claírton Santana. Ele lembra que após a solenidade de inauguração, os maçons participarão de um jantar em uma churrascaria na orla da Atalaia.

Grão mestre do Grande Oriente de Sergipe, Lourival Mariano de Santana

O grão mestre geral do Grande Oriente de Sergipe, Lourival Mariano de Santana, esse monumento tem uma representação simbólica muito importante e “foi um sonho acalentado durante muito tempo e que agora vai se realizar. Todos nós maçons estamos muitos felizes com essa deferência. Com esse símbolo estaremos mais presentes na sociedade”, frisou.

Alese – As homenagens à maçonaria prosseguem com atividades nas lojas maçônicas e no dia 29 de agosto, às 11 horas, haverá uma sessão especial na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). O deputado estadual Luciano Pimentel (PSB) é autor da Lei 8.259, de 17 de julho de 2015, instituindo o Dia do Maçom e incluindo a data no calendário cultural de Sergipe.

“Não poderia existir coisa melhor, do que esse reconhecimento do poder público sobre nossa atuação”, disse Lourival Mariano. Para ele, a lei vai aumentar a responsabilidade “para fazer algo muito melhor em prol da sociedade sergipana” e acrescentou: “a lei veio valorizar ainda mais o maçom em Sergipe”.

Em Sergipe existem cerca de dois mil maçons distribuídos em 27 lojas, sendo 13 do Grande Oriente de Sergipe e 14 da Grande Loja.  Essas instituições têm, ainda, Fraternidades Femininas, formada por esposas dos maçons,  núcleo para jovens – Ordem DeMolay e Filhas de Jó – além da APJ (Ação Paramaçônica Juvenil).

Compartilhe:
Antônio Carlos Garcia

CEO do Só Sergipe

Posts Recentes

Oligopólio: perigo real e imediato

Por Emerson Sousa (*)   e você tiver a oportunidade de algum dia ler um…

9 horas atrás

“Se Comes, Tu Bebes” – Um Velho Crítico e Sua Nova Coluna

Por Léo Mittaraquis (*)   Oh! Gole farto de vinho velho! Fresco há muito no…

11 horas atrás

Governo realiza visita técnica em galpão industrial durante o ‘Sergipe é aqui’ em Carira

O agreste sergipano recebeu nesta sexta-feira, 19, as ações da caravana itinerante do Governo de…

1 dia atrás

Lansky, o anjo sujo

Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*)   onsidero-o um dos maiores nomes do cinema, de…

1 dia atrás

Aracaju Cidade do Futuro: Prefeitura investe R$500 milhões em pacote de obras estruturantes

A capital sergipana está passando por uma importante transformação urbanística. Com o programa "Aracaju Cidade…

1 dia atrás

Fanese realiza mais uma edição do Imposto de Renda Solidário em Aracaju

O curso de Ciências Contábeis da Fanese realizará mais uma edição do projeto “Imposto de…

1 dia atrás