Presidente Lula está na China Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciou, nesta segunda-feira (12), uma intensa agenda de compromissos em Pequim, onde cumpre visita oficial durante os próximos dias. A viagem reforça os laços entre Brasil e China, com foco em parcerias empresariais e cooperação estratégica.
De acordo com informações do Palácio do Planalto, Lula terá reuniões com os diretores executivos de duas importantes empresas chinesas. Primeiramente, ele se encontrará com Lei Zhang, CEO da Envision Energy, empresa especializada na produção de turbinas de energia eólica.
Na sequência, o presidente terá um encontro com Cheng Fubo, representante da Norinco. Essa corporação atua em diversos setores industriais, como defesa, automotivo, fabricação de máquinas, produtos químicos e eletrônicos.
Essas reuniões aconteceram ao longo da manhã, no hotel onde Lula está hospedado. Pelo horário de Brasília, os encontros ocorreram ainda na noite de domingo.
No período da tarde de segunda-feira — que corresponde à madrugada no Brasil —, Lula segue com compromissos voltados ao setor empresarial. Em um primeiro momento, ele participará de um encontro com representantes de empresas da área de saúde.
Em seguida, haverá uma cerimônia de assinatura de acordos comerciais e institucionais. Essas parcerias visam ampliar a cooperação entre os dois países em áreas estratégicas.
Encerrando as atividades do dia, Lula participará do seminário Brasil-China. O evento reúne empreendedores chineses e brasileiros, com o objetivo de incentivar novos investimentos e fortalecer os laços comerciais.
Na terça-feira (13), a visita oficial ganha um novo capítulo com a presença de Lula na cúpula de chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), em parceria com o governo chinês. Vale destacar que a Celac é a única organização que integra quase todos os países da América Latina.
Ainda na terça-feira, em caráter de visita de Estado, Lula se encontrará com as principais lideranças da China. Estão previstas reuniões com Zhao Leji, presidente da Comissão Permanente da Assembleia Nacional Popular, e com o primeiro-ministro Li Qiang.
Por fim, Lula terá uma reunião ampliada com o presidente da China, Xi Jinping, no Grande Palácio do Povo. Durante o encontro, deverão ser assinados pelo menos 16 acordos bilaterais, fortalecendo ainda mais a aliança estratégica entre Brasil e China.
Antes de chegar à China, Lula, a primeira-dama Janja da Silva e uma comitiva composta por diversos ministros estiveram na Rússia. Lá, o presidente brasileiro se encontrou com Vladimir Putin e participou da cerimônia que celebrou os 80 anos da vitória da União Soviética sobre a Alemanha nazista, fato que marcou o fim da Segunda Guerra Mundial na Europa.
A agenda oficial de Lula na Ásia será encerrada na quarta-feira (14), data em que está previsto o retorno do presidente ao Brasil.
Fonte: Agência Brasil
Mais de 340 mil aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)…
Por Juliano César Souto (*) Dia das Mães, como o conhecemos hoje, é fruto…
Por Antônio Carlos Garcia (*) o sítio agroecológico em São Cristóvão para as…
Por Hernan Centurion (*) stamos no segundo Domingo do mês de maio do…
A Tahto, uma das maiores empresas de CX (Customer Experience) e BPO (Business Process…
Por Luiz Thadeu Nunes e Silva (*) palavra mãe é um substantivo, mas…