Houve um aumento de 70% no volume de chuvas este ano Foto: Ascom/Energisa
No primeiro semestre de 2022, foi registrado um aumento de 70% nos índices pluviométricos e de 20% na quantidade de ocorrências de falta de energia, se comparado ao mesmo período do ano passado. Desde o mês de março, a Energisa em Sergipe tem aplicado seu plano de atendimento em situações de contingências, que contemplam desde ações que antecedem o período chuvoso como a realização de inspeções, intensificação das manutenções preventivas, assim como o reforço de equipes para garantir o restabelecimento com menor tempo em regiões mais afetadas.
O Gerente de Operação, Daniel Flor, explica que em conjunto com a temporada mais intensa de chuvas em Sergipe foi verificado maior quantidade de descargas atmosféricas – raios, ventos mais fortes que provocaram quedas de árvores sobre a rede elétrica, provocando interrupções no fornecimento de energia.
“Este ano, registramos um volume maior de raios, chuvas e ventos mais fortes em relação ao ano passado. O monitoramento destes eventos climáticos é realizado com ajuda de um sistema de monitoramento climático desenvolvido pela Energisa em parceira com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o que ajuda a identificar previamente situações de contingência de forma a possibilitar a antecipação de ações necessárias a exemplo de adequações na disponibilidade de equipes nas regiões mais afetadas. Temos um Centro de Operação Integrado moderno e com uma equipe muito qualificada que permite esse monitoramento do sistema elétrico e uma atuação precisa e ágil 24 horas por dia”, afirma Daniel.
Ainda segundo Daniel, embora as chuvas tenham atingido todo o estado de Sergipe, as regiões do Baixo São Francisco, Alto Sertão e região leste/litorânea, com destaque para Grande Aracaju, São Cristóvão e Itaporanga foram as mais afetadas com as chuvas. “É importante destacar o apoio da população para que o plantio de árvores, bem como a sua poda seja realizada em observação às orientações dos órgãos municipais competentes, evitando assim o contato das árvores com as redes de distribuição de energia, o que além de evitar interrupções no fornecimento, ajudam a garantir uma maior segurança para todos”, afirma Daniel.
Com chuvas intensas ainda neste mês de julho, alguns cuidados precisam ser redobrados pela população para evitar acidente com a rede elétrica:
– Retire os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas;
– Mantenha atenção à necessidade de realização de poda das árvores;
– Nunca utilize aparelho conectado à tomada durante temporais;
– Os cabos telefônicos, cabos de TV por assinatura e fiação de antenas são capazes de conduzir a corrente elétrica dos raios até os aparelhos. Por isso, é aconselhável retirar os aparelhos eletrônicos (normalmente mais sensíveis) das conexões com rede de telefonia, TV a cabo e antena externa;
-Sempre que puder, instale dispositivos de proteção contra surtos (DPS) e se certifique de que a rede elétrica da residência ou comércio possui aterramento.
Site: energisa.com.br
www.gisa.energisa.com.br
Aplicativo Energisa On (disponível no Google Play ou App Store do celular)
Call Center: 0800 079 0196
O Governo do Estado informa que, na próxima quinta-feira, 20, em virtude do feriado…
Por Diego da Costa (*) final de 2025 se aproxima, e com ele…
Antes marcada para o dia 21 de novembro, data foi alterada devido ao ponto…
A Prefeitura de Aracaju divulgou os itinerários e horários das linhas especiais que estarão…
Nos dias 25 e 26 de novembro, das 9h às 12h, será realizado o…
A Sergipe Gás S/A (Sergas) estará presente em mais um importante marco para a…