Cidades

Energisa orienta sobre cuidados com a rede elétrica no Carnaval

Compartilhe:

O Carnaval é umas das festividades mais esperadas pelos brasileiros. Se você vai curtir em casa ou na rua, a Energisa em Sergipe alerta sobre cuidados com a rede elétrica para evitar acidentes e não acabar estragando o momento de alegria.

Serpentinas de papel ou metálicas e jatos de espumas ou de água são elementos tradicionais no carnaval, mas o contato desses objetos com a rede elétrica não deve acontecer para evitar risco de choque elétrico e curto-circuito. O coordenador de equipes, Evandro Macedo, orienta sobre os principais cuidados neste período.

“Não é recomendável jogar líquidos, spray de espumas ou qualquer material na rede elétrica, pois há riscos de choque elétrico. Também é importante ficar atento à altura do trio elétrico ou do carro-som, ou qualquer outro objeto que possa vir a ser projetado, pois é necessária a manter distância mínima de 1,5 metros em relação às redes elétricas”, orienta Evandro.

Além dos cuidados na rua com os foliões, a Energisa reforça que a atenção seja redobrada para evitar, por exemplo, colisões em postes.  Alguns cuidados são importantes neste período para evitar transtornos para toda população.

“Reforçarmos que os condutores estejam atentos ao volante, principalmente durante eventos como o carnaval. A mistura de bebida alcoólica com direção aumenta muito o risco de colisões com postes, mas outros fatores como sono, cansaço e excesso de velocidade também contribuem de forma decisiva para as ocorrências de acidentes desta natureza. Lembrando sempre que a vida e a segurança das pessoas são o que mais nos importa. Em casos de acidentes, o condutor deve acionar o Corpo de Bombeiros, o Samu e a Energisa. Sempre que possível, o condutor deve ficar dentro do veículo para evitar choques elétricos. Quem for prestar socorro, também deve ficar distante e acionar o socorro”, orienta Evandro.

Cuidados em casa

Para quem vai aproveitar o carnaval em casa, também é preciso reforçar os cuidados, principalmente em locais que as pessoas vão utilizar extensão para iluminar os locais.  É comum que a população procure se refrescar em casa com piscinas, e banhos de mangueira. Entretanto, água não combina com energia elétrica. É primordial ter muita atenção ao utilizar equipamentos eletrônicos ligados na tomada próximo a piscinas e lugares com água.

Esteja atento às seguintes orientações:

-Para evitar choque elétrico, é importante que a pessoa não esteja molhada, já que a água é um bom condutor de eletricidade;

-Atenção ao uso do “T” (benjamim) para ligar aparelhos elétricos. A utilização do objeto pode dar origem a um curto-circuito ou princípio de incêndio, se houver sobrecarga na instalação elétrica;

-Cuidado ao utilizar aparelhos celulares carregando. Confira se o carregador é certificado, e procure não mexer no aparelho quando estiver carregando.

Em casos de ocorrências com a rede elétrica, a população pode entrar em contato pelo 0800 079 0196.

Compartilhe:
Só Sergipe

Site de Notícias Levadas a Sério.

Posts Recentes

O Riacho do Navio e a revolta das águas

Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*)   e tempos em tempos, e aqui não preciso…

5 horas atrás

Senac e Secom de Sergipe dialogam sobre convênio para estágios de alunos de Rádio e TV

O diretor Regional do Senac Sergipe, Marcos Sales, recebeu a visita do secretário de Estado…

6 horas atrás

Prefeito reduz ISS para empresas de tecnologia e regulamenta Política de Ciência e Inovação

O prefeito Edvaldo Nogueira assinou nesta quinta-feira, 9, o decreto nº 7.628/24 que reduz a…

23 horas atrás

Governo de Sergipe leva artesãos sergipanos para 17º Salão de Brasília

  Uma seleção da criatividade, beleza e diversidade da arte feita à mão em Sergipe…

24 horas atrás

Prefeito Edvaldo assina termo de adesão para abertura de novo curso de medicina em Aracaju

O prefeito Edvaldo Nogueira recebeu em seu gabinete, ontem, 8, a reitora do Centro Universitário…

1 dia atrás

“Decisão do Governo Federal contra a desoneração da folha de pagamentos é um retrocesso”, diz Setransp

Uma decisão do Governo Federal que consiste em judicializar a prorrogação até 2027 da desoneração…

2 dias atrás