Negócios

SergipeTec atua no apoio a startups

Compartilhe:

Criar um ambiente positivo e propício à atração de startups e ao desenvolvimento de empresas de base tecnológica, no Estado de Sergipe. Este é o papel principal do Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec), que contribui para o empreendedorismo e para o desenvolvimento socioeconômico em Sergipe, também entre os jovens empreendedores.

Através do contrato de gestão, o Parque Tecnológico e o Governo do Estado apoiam e fomentam iniciativas ligadas à Ciência, Tecnologia e Inovação, sejam elas empreendedoras, projetos ou eventos. O SergipeTec é uma organização social, sem fins lucrativos, que busca facilitar e fomentar ideias e projetos com potencial empreendedor, tirando do papel e aplicando-os na prática.

Brenno Barreto, diretor-presidente do SergipeTec, esclarece algumas competências do local. “Transformar ideias em empreendimentos inovadores; desenvolver e expandir o potencial das empresas, por meio de suporte técnico, de infraestrutura e/ou de mentoria, oferecidas pela nossa equipe. Tudo isso é feito por meio de editais de fluxo contínuo para a seleção de empresas de base tecnológicas de pré-incubação, startups, residentes e lotes. Sem contar que os empresários instalados no SergipeTec podem ter redução do ISS, para 2%, mediante solicitação; e isenção do IPTU”, completa.

Estrutura

O Parque possui 120 m² de área disponíveis à sociedade para o desenvolvimento econômico de Sergipe, e trabalha com algumas frentes de atuação específicas como: Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); Energias Renováveis e Biotecnologia.

Dentro dessas áreas, existem as unidades operacionais e núcleos. A Biofábrica (produção de mudas micropropagadas in vitro de mudas); a Upin (Unidade de Produção de Inimigos Naturais); o Nerees (Núcleo de Energias Renováveis e Eficiência Energética de Sergipe); o Cets (Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Tecnologias de Sergipe), composto pelo Nutec (Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico Regional) e Nuts (Núcleo de Tecnologias em Saúde); além do CVT (Centro Vocacional Tecnológico).

Programa Centelha

Neste contexto, como incentivador e fomentador de inovações tecnológicas, o SergipeTec está atuando como um dos parceiros do Programa Nacional Centelha, que visa estimular a criação de startups, a partir da geração de novas ideias, disseminando a cultura do empreendedorismo inovador em Sergipe.

Lançado no início deste mês de junho, o programa terá um investimento total de 1,2 milhão, sendo 900 mil reais provindos da Finep, e 300 mil reais de contrapartida estadual. O edital vai contemplar 23 startups e cada uma receberá um valor de até 53 mil, com prazo para a execução do projeto de 12 meses.

Compartilhe:
Antonio Carlos Garcia

Editor do Portal Só Sergipe

Posts Recentes

Aracaju se prepara para receber a 18ª edição do Brasil Sabor, o maior festival gastronômico do mundo

  Aracaju será palco da 18ª edição do Brasil Sabor, promovido pela Abrasel. O evento,…

7 horas atrás

Gaúchos que residem em Sergipe se mobilizam para ajudar conterrâneos

  Uma tragédia sem precedentes no Rio Grande Sul - com 83 mortes confirmadas, 111…

7 horas atrás

Sergipe tem alerta de chuvas válido para as próximas 48 horas

Com a possibilidade do acumulado ultrapassar os 50 milímetros por dia, um alerta de chuvas…

8 horas atrás

Equipe do Corpo de Bombeiros que seguia para o Rio Grande do Sul sofre acidente na Bahia

  O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE) informa que parte da…

10 horas atrás

Sergipe participa de 6º Encontro dos Brasileiros da FGV Energia nos Estados Unidos

Neste domingo, 5, uma comitiva do Governo do Estado participou da 6ª edição do Encontro…

14 horas atrás

Bombeiros de Sergipe iniciam missão para trabalho de resgate no Rio Grande do Sul

O Gabinete de Gerenciamento de Crise, formado pelos comandantes-gerais do Corpo de Bombeiros do Brasil,…

1 dia atrás