Categorias: Cidades

Recuperação da economia traz confiança aos empresários do comércio

Compartilhe:

Os empresários sergipanos manifestaram a volta da confiança na economia nessa fase de redução do avanço da pandemia da Covid-19. É o que dizem os resultados da pesquisa do Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), realizada pela CNC e analisada pela divisão econômica do Instituto Fecomércio de Pesquisa e Desenvolvimento (IFPD) de Sergipe.

De acordo com a pesquisa, a confiança do empresário é a melhor dos últimos 18 meses, com o indicador atingindo nível de períodos anteriores à pandemia, com 119,4 pontos. O indicador é 55% maior que em agosto de 2020, quando a pandemia estava em fase aguda e abatendo o ânimo dos empresários. Ou seja, os empresários estão confiantes na recuperação da economia do estado, sentimento que tem tendência de crescimento por vários fatores. O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Laércio Oliveira, apontou as causas para a volta da confiança dos empresários na economia.

“É muito bom ver esse indicador da confiança do empresário elevar de modo tão destacado, pois isso contagia e faz com que toda a cadeia produtiva se some a esse sentimento de melhora da economia. Temos fatores importantes para chegar a essa conclusão, a exemplo do avanço da vacinação das pessoas contra a Covid, a redução da taxa de contágio da doença, a recuperação gradativa de empregos com carteira assinada em Sergipe, que forma um encadeamento importante nesse momento de recuperação econômica, porque aumenta o público consumidor do comércio com esses novos empregos, que provoca o aumento das vendas das lojas do comércio, ampliando os investimentos nos negócios, que retroalimentam a economia gerando mais empregos ainda. Isso é muito bom para as pessoas, para Sergipe e para nossa economia”, disse Laércio.

Outro fator que provocou o aumento da confiança do empresário do comércio é a retomada das atividades de serviços e eventos, pois elevam a circulação de mercadorias compradas nos estabelecimentos comerciais.

Contratações

Em termos de indicadores, 78,9% dos empresários afirmaram que pretendem fazer contratações para suas empresas nos próximos meses. Elevando ainda mais a recuperação de postos de trabalho, fortalecendo a reconstrução da economia comercial sergipana. De modo encadeado, os novos empregos que os empresários pretendem gerar, irão estimular a ampliação do consumo, com mais receita circulante nas lojas, fortalecendo o processo econômico sergipano.

Acerca da melhoria da economia brasileira, 89% dos empresários entrevistados afirmaram ter confiança em sua melhoria. Já 91,1% disseram acreditar que a atividade comercial irá melhorar ainda mais sua fluidez nos próximos meses, e 93% confiam que suas empresas irão melhorar as vendas.

Compartilhe:
Só Sergipe

Site de Notícias Levadas a Sério.

Posts Recentes

Aracaju se prepara para receber a 18ª edição do Brasil Sabor, o maior festival gastronômico do mundo

  Aracaju será palco da 18ª edição do Brasil Sabor, promovido pela Abrasel. O evento,…

4 horas atrás

Gaúchos que residem em Sergipe se mobilizam para ajudar conterrâneos

  Uma tragédia sem precedentes no Rio Grande Sul - com 83 mortes confirmadas, 111…

5 horas atrás

Sergipe tem alerta de chuvas válido para as próximas 48 horas

Com a possibilidade do acumulado ultrapassar os 50 milímetros por dia, um alerta de chuvas…

5 horas atrás

Equipe do Corpo de Bombeiros que seguia para o Rio Grande do Sul sofre acidente na Bahia

  O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE) informa que parte da…

7 horas atrás

Sergipe participa de 6º Encontro dos Brasileiros da FGV Energia nos Estados Unidos

Neste domingo, 5, uma comitiva do Governo do Estado participou da 6ª edição do Encontro…

11 horas atrás

Bombeiros de Sergipe iniciam missão para trabalho de resgate no Rio Grande do Sul

O Gabinete de Gerenciamento de Crise, formado pelos comandantes-gerais do Corpo de Bombeiros do Brasil,…

1 dia atrás