Minuto do Vinho

Ramon Roqueta: 120 Anos de tradição e inovação na vinicultura

Compartilhe:

 

Por Silvio Farias (*)

 

Ramon Roqueta tem uma história que remonta a 120 anos e cinco gerações da família Roqueta.

A vinícola foi fundada em Manresa em 1898 por Ramon Roqueta Torrentó, um empresário empreendedor e engenhoso, de uma família intimamente ligada à viticultura desde o século XII.

Mudou-se para Manresa porque viu uma oportunidade de vender e distribuir produtos nesta cidade em crescimento.

Este provou ser um marco decisivo que colocou a primeira pedra da vinícola.

A vinícola tem demonstrado seu comprometimento e respeito à tradição vinícola, bem como grande fidelidade às suas origens, que se encontram na região de Bages, na província de Barcelona, ​​uma região com uma longa e respeitável tradição em viticultura.

A vinícola também demonstrou sua grande capacidade de adaptação às mudanças que o setor vitivinícola testemunhou nos últimos séculos, mas sem abandonar sua identidade em nenhum momento.

Ramon Roqueta representa a modernização e a adaptação aos novos tempos em um negócio com tradições e know-how centenários.

Denominação de Origem Pla de Bages tem o nome da região onde está localizada e inclui vinhas em 18 municípios diferentes. As culturas encontram-se principalmente nos vales do rio Llobregat e nos seus afluentes. Os epicentros mais importantes são as cidades de Manresa, cerca de 70 quilómetros a noroeste de Barcelona, e Artes, a leste da capital. Há dois tipos diferentes de solo nesta demarcação. Por um lado, existem os solos aluviais de argila e areia na planície central, chamada Pla de Bages, com altitudes de cerca de 200 metros. Os solos com maior teor de carbonatos e afloramentos de marga e calcário estão localizados a norte, em Alt Bages, um planalto periférico a altitudes de cerca de 500 metros.

O clima aqui é mediterrânico, mas com fortes influências continentais, devido à sua posição interior. Como resultado, a humidade é mais baixa, o calor do Verão é elevado e os Invernos são mais frios do que nas zonas próximas da costa. Há também grandes variações de temperatura entre a noite e o dia. Média de pluviosidade entre 500-600 mm.

As uvas de couve são uma mistura de variedades tintas e brancas de origem local, tais como Garnacha misturada com Ull de Llebre, ou Tempranillo e Picapoll. Contudo, em tempos recentes foram introduzidas novas tipologias, tais como Macabeo, Parellada, Chardonnay, Cabernet Sauvignon e Merlot. As primeiras experiências também estão a ser feitas com Syrah e uma grande parte da região ainda se dedica à produção de Cava. As plantações modernas são treinadas com arame, e a densidade de plantação varia entre 2.000 e 4.500 videiras por hectare.

VINHO RAMON ROQUETA TEMPRANILLO

A uva Tempranillo é a variedade mais emblemática do nosso país, e é a uva tinta mais cultivada em regiões vinícolas como La Rioja. Esta variedade tradicional se adaptou muito bem na Catalunha. Apresenta aromas de frutos silvestres, notas de alcaçuz e especiarias que se fundem elegantemente na boca. É fresco e atraente no paladar.

Desde que a vinícola Ramon Roqueta começou a produzir vinho, ela tem liderado o caminho da inovação com métodos como a separação de cada variedade de uva em cubas ou barricas separadas, chamadas “Tinas”, para fazer vinhos monovarietais.

Hoje, Ramon Roqueta recuperou o sistema original de numeração que era usado na antiga vinícola de Manresa para classificar e armazenar as diferentes variedades em seus tanques. O Tempranillo era armazenado na Tina número 16.

Compartilhe:
Silvio Farias

Silvio Farias é sommelier pela Associação Brasileira de Sommelier, tem mais de 20 anos de experiência em serviços de excelência como maitre e sommelier. Pós graduado em Enogastronomia. Somellier do Grupo Fasouto.

Posts Recentes

Jornalismo que se aprendia no olhar e se aperfeiçoava na convivência

Por Everaldo Goes (*)   cena parece saída de um filme: dois jornalistas, cansados, mas…

3 horas atrás

Rosa Faria: arte e história como missão 

  Por Acácia Rios (*)   Quero morrer ocupando minhas mãos.  Em uma delas, levarei…

6 horas atrás

Moura Dubeux lança linha Mood e complexo residencial na zona sul de Aracaju

A Moura Dubeux, referência no setor imobiliário do Nordeste, lançou em Aracaju a linha Mood,…

1 dia atrás

De Romero para Romero – uma tertúlia literária entre Sílvio e Abelardo

    Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*)   Na última terça-feira, 22, tive a…

1 dia atrás

Ex-presidente Fernando Collor é preso em Maceió

  O ex-presidente da República Fernando Collor de Mello foi preso na manhã desta sexta-feira…

1 dia atrás

Unigel analisa acordo com Petrobras sobre fábricas no Nordeste

  A Unigel afirmou nesta quinta-feira que está verificando as condições de um acordo proposto pela Petrobras para encerramento…

2 dias atrás