Cotidiano

Oscar para o cinema brasileiro e o sentimento nacional

Compartilhe:

 

Por Valtênio Paes de Oliveira (*)

 

Recentemente tratamos deste tema, em 13.01.25, com o título Só acontece no Brasil! Será?Retomamos para comentar algumas razões da vitória do filme “Ainda Estou Aqui” premiado com o Oscar de melhor filme internacional pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Inédito para o Brasil, o fato conjuga, simultaneamente: história, política, arte, cultura, literatura e estima dos brasileiros.

O enredo baseado no livro que retrata a luta histórica de Eunice Paiva durante anos, na busca da verdade sobre o desaparecimento de seu marido, torturado e morto por membros do regime militar que se estabeleceu no Brasil a partir 1964. Portanto, uma obra literária baseada em fatos reais. Num momento em que a mentira sobrepuja a verdade nas redes sociais, coube à arte, através do cinema, retomar o curso real da história.  Quis o destino que a seara cinematográfica fosse um instrumento de expressão histórica a partir da literatura no livro de Eunice Paiva. A essência da arte está na liberdade de criar, por isso, incomoda aos conservadores extremados que querem o poder sem o Estado Democrático de Direito.

As reações de apoio chegaram perto da unanimidade. Apenas alguns conservadores extremados ousaram verborreias, outros silenciaram, negando-se ao reconhecimento histórico. O filme fora destacado mundialmente pela qualidade esmerada da produção. O talento das atrizes e atores sobrepujou mundialmente centenas de outros elencos. O progresso das ciências, letras e artes se alimenta da criação e não pode ser tutelado porque seu combustível é a liberdade criativa.

Acompanho sem retoques o que escrevera Walter Salles:

 “Obrigado, em nome do cinema brasileiro.

Agradeço à Academia por reconhecer a história de uma mulher que, diante de uma tragédia causada por uma ditadura militar, optou por resistir para proteger sua família. Em um tempo em que tais regimes estão se tornando cada vez menos abstratos, dedico este prêmio a Eunice Paiva e a todas as mães que, diante de tamanha adversidade, têm a coragem de resistir. Que nos ensinam a lutar sem perder a capacidade de sorrir, mesmo quando elas se sentem frágeis. Este prêmio pertence a duas mulheres extraordinárias: Fernanda Torres e Fernanda Montenegro. Elas não apenas elevaram nosso filme, mas representam o fato de que a arte resistiu no Brasil. Governos autoritários surgem e desaparecem no esgoto da história, enquanto livros, canções e filmes ficam conosco… Obrigado a todos, em nome do cinema brasileiro e latino-americano. Viva a democracia. Ditadura nunca mais!”

Esperançar é razão da busca pelo progresso social e aperfeiçoamento da humanidade. A importância das artes na preservação da esperança, da história, da democracia, tão atacada no planeta em todos os continentes, é decisiva pela força alimentadora da criatividade. A democracia no Brasil, exemplificada para o mundo, sai fortalecida, referendada pela arte cinematográfica. Por isso, a necessidade da ação política para aperfeiçoá-la.

Com tantos desalentos, radicalismos, ódio e mentiras, um fio de esperança surge para a alegria do povo brasileiro. Ao invés do “complexo vira-latas”, venceu o orgulho de ser brasileiro. Enfim, que este fio de união e paz seja o começo para um país pacificado e pujante. Sem paixões desenfreadas e individualismos tresloucados poderemos ser uma nação unida na diversidade e harmônica na paz social, política e cultural. Afinal, o Brasil é de todos e para todos os brasileiros.

 

Compartilhe:
Valtenio Paes de Oliveira

(*) Professor, advogado, especialista em educação, doutor em Ciências Jurídicas, autor de A LDBEN Comentada-Redes Editora, Derecho Educacional en el Mercosur- Editorial Dunken e Diálogos em 1970- J Andrade.

Posts Recentes

A pequena revolução das coisas banais

  Por Luciano Correia (*)   ossa classe média é a melhor encarnação daquele ditado…

15 horas atrás

Novo salário mínimo amplia renda, aquece consumo e reforça peso do Nordeste e Sergipe

O reajuste do salário mínimo para R$ 1.621, a partir de 1º de janeiro de…

1 dia atrás

Para Aroldo Macêdo

  Por Claudefranklin Monteiro (*)   u o conheci em Lagarto, numa das apresentações do…

1 dia atrás

Consumidor pagará menos na conta de luz em janeiro

  A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou ontem, 23, que o ano de…

3 dias atrás

Secretaria da Fazenda intensifica fiscalizações em rodovias sergipanas

  A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) intensificou neste final de ano o trabalho…

3 dias atrás

Pacientes com diabetes tipo 1 aprovam novo monitoramento de glicemia da Prefeitura de Aracaju

  O cuidado diário no controle da glicemia ganhou um novo aliado para usuários da…

3 dias atrás