Muito se ouve falar em reeducação alimentar, mas você sabe o que é isso exatamente? Consiste em um processo de aprendizagem e mudança de comportamento por meio de orientações nutricionais individualizadas.
Os objetivos são perda, manutenção ou ganho de peso, controle de colesterol e glicemia, ter qualidade de vida, melhorar desempenho físico e mental, além de controlar estresse.
Várias ferramentas podem ser utilizadas, como: ter um diário alimentar, traçar metas/objetivos, fazer escolhas inteligentes, não pular refeições, mastigar devagar, usar utensílios pequenos, não comer com distrações, entre outras.
A reeducação alimentar é introduzida sempre que o profissional de nutrição compreende que o seu cliente/paciente possui hábitos inadequados e que os mesmos estão prejudicando a sua qualidade de vida.
Muitas pessoas associam a reeducação alimentar com atividade física e essa combinação traz resultados surpreendentes. Esse tipo de estratégia é muito eficaz, porque leva algum tempo e quanto mais tempo no processo, menor a chance de ganho de peso.
Outra coisa muito importante, é que além de aprender na teoria, existe a prática do processo. Não é apenas um plano alimentar no papel, mas sim, levar o paciente para a cozinha e ensinar algumas preparações importantes para o dia-a-dia.
O planejamento semanal é fundamental. Diante de uma vida corrida, as pessoas precisam organizar compras, receitas, lanchinhos, a fim de se adequar a sua rotina.
Hoje em dia, a educação alimentar e nutricional está sendo inserida no contexto escolar, desde que a criança entra em interação social e intelectual.
A família e a escola são elementos-chave no processo de educação alimentar infantil, devendo estimular, apoiar e tornar disponível e acessível o consumo de alimentos que promovam a saúde da criança.
Dessa forma, fica mais fácil, pois desde muito pequenas, elas já aprendem como ter uma vida saudável e mais equilibrada.
(*)Talita Xavier Costa é nutricionista e escreve quinzenalmente, às sextas-feiras, no portal. Ela é pós-graduada em Gestão, Qualidade e Segurança em Alimentação, especialista em Auditoria em Alimentação e Nutrição; e especialista em Alimentação Escolar.
Furto de energia é crime previsto em lei e traz prejuízos para a população com…
A prefeita Emília Corrêa assinou nesta segunda-feira, 28, o termo de intenções para a…
Por Emerson Sousa (*) pobreza, ao lado da fome e da desigualdade econômica,…
A cidade de Lagarto foi palco, na última sexta-feira, 25, da 46ª edição do…
O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e…
Professor Manuel Luiz Figueiroa ra um sábado de manhã, o sol irradiava um…