Categorias: Cidades

Orsse apresenta “Diálogos entre a contemporaneidade brasileira e o romantismo alemão – Homenagem a Camargo Guarnieri”

Compartilhe:

Próxima sexta-feira, 28, às 20h, no Teatro Tobias Barreto a Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE) seguirá com a exibição da série “Cajueiros de Concertos” com repertório em homenagem aos 30 anos do falecimento do compositor Brasileiro Mozart Camargo Guarnieri (1907-1993). O concerto apresentará quatro obras que dialogam entre a contemporaneidade brasileira e o romantismo alemão, em um espetáculo que promete emocionar e surpreender o público. O concerto terá a regência do maestro Daniel Nery e solo do violinista da Orsse Luciano Borges.

O Concerto inicial terá a participação da orquestra de Cordas e Percussão, de Camargo Guarnieri, ressaltando elementos nordestinos, como as melodias típicas do repente, da embolada e o ritmo do coco e destacando a profundidade de significação e força de lirismo da obra. Em seguida, será apresentado o “Rondó para violino e orquestra” de Franz Schubert, o Rondó enquadra-se no gênero concertante, já que o compositor aplica aqui os princípios de alternância e contraste típicos deste gênero. A terceira parte da atração, “Variação sobre um motivo de Camargo Guarnieri” de Carlos dos Santos, escrita em 2013, homenageia o próprio compositor brasileiro resgatando elementos da música popular brasileira. Por fim, a orquestra exibirá a “Abertura, Scherzo e Finale” de Robert Schumann, uma obra clássica do repertório sinfônico que combina a elegância e a sofisticação do classicismo com a expressividade e o drama do romantismo.

“Este espetáculo é um maravilhoso encontro da música com os contrastes rítmicos da música brasileira que dialogam muito bem com a delicadeza de Schubert e a alegria e o vigor de Schumann”, comenta o regente da apresentação, o maestro Daniel Nery.

Os ingressos estão à venda nas bilheterias do Teatro Tobias Barreto a preços populares, de terça-feira a domingo, das 12h às 20h. A Orsse é uma realização do Governo de Sergipe por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap).

Compartilhe:
Só Sergipe

Site de Notícias Levadas a Sério.

Posts Recentes

O velho professor

  Por Manuel Luiz Figueiroa (*)   critério de escolha do curso na hora do…

22 horas atrás

Comer e beber bem com Marcel Proust

  Por Léo Mittaraquis (*)   “Para Proust, o ato de recordar é uma forma…

2 dias atrás

O Riacho do Navio e a revolta das águas

Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*)   e tempos em tempos, e aqui não preciso…

3 dias atrás

Senac e Secom de Sergipe dialogam sobre convênio para estágios de alunos de Rádio e TV

O diretor Regional do Senac Sergipe, Marcos Sales, recebeu a visita do secretário de Estado…

3 dias atrás

Prefeito reduz ISS para empresas de tecnologia e regulamenta Política de Ciência e Inovação

O prefeito Edvaldo Nogueira assinou nesta quinta-feira, 9, o decreto nº 7.628/24 que reduz a…

4 dias atrás

Governo de Sergipe leva artesãos sergipanos para 17º Salão de Brasília

  Uma seleção da criatividade, beleza e diversidade da arte feita à mão em Sergipe…

4 dias atrás