Categorias: Cidades

Novo decreto permite parcelar ICMS em até 5 anos em Sergipe

Compartilhe:

Um decreto do Governo de Sergipe, publicado no Diário Oficial desta segunda-feira, 7, amplia de 12 para 60 meses o prazo para que contribuintes com débitos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) possam renegociar seus valores junto à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). A medida tem como objetivo estimular a regularização fiscal e facilitar o cumprimento das obrigações tributárias por parte de empresas e pessoas físicas.

O Decreto nº 1.084, de 4 de abril de 2025, altera dispositivos do Decreto nº 30.213, de 19 de abril de 2016, que regulamenta o parcelamento de débitos de ICMS e aqueles oriundos de compensações financeiras. A nova norma não apenas amplia o prazo para até 60 meses — agora fixado de forma permanente — como também permite a negociação de todos os tipos do imposto em condições mais favoráveis.

O valor mínimo de cada parcela foi estabelecido em R$ 355,80. Para ter acesso ao benefício, o contribuinte deve atender a um único requisito: não possuir mais de três parcelamentos ativos junto à Sefaz.

“A ideia é desburocratizar e oferecer mais condições para que os contribuintes possam regularizar suas pendências. Além de facilitar a recuperação de valores aos cofres públicos, essa medida busca permitir que os cidadãos não sejam penalizados pelo descumprimento da legislação tributária, o que gera mais dificuldade para o funcionamento dos seus negócios”, afirma a secretária de Estado da Fazenda, Sarah Tarsila.

Outra mudança trazida pelo decreto diz respeito ao vencimento das parcelas. Quando a data coincidir com um dia sem expediente bancário, estadual ou federal, o pagamento será automaticamente prorrogado para o dia útil seguinte.

Compartilhe:
Só Sergipe

Site de Notícias Levadas a Sério.

Posts Recentes

Moura Dubeux lança linha Mood e complexo residencial na zona sul de Aracaju

A Moura Dubeux, referência no setor imobiliário do Nordeste, lançou em Aracaju a linha Mood,…

13 horas atrás

De Romero para Romero – uma tertúlia literária entre Sílvio e Abelardo

    Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*)   Na última terça-feira, 22, tive a…

16 horas atrás

Ex-presidente Fernando Collor é preso em Maceió

  O ex-presidente da República Fernando Collor de Mello foi preso na manhã desta sexta-feira…

17 horas atrás

Unigel analisa acordo com Petrobras sobre fábricas no Nordeste

  A Unigel afirmou nesta quinta-feira que está verificando as condições de um acordo proposto pela Petrobras para encerramento…

1 dia atrás

Agricultura familiar entrega 53 toneladas de arroz em SE

Nesta quinta-feira (24), agricultores e agricultoras familiares, junto a famílias quilombolas de Sergipe, entregaram 53…

1 dia atrás

Do livro não me livro

  Por Luiz Thadeu Nunes e Silva (*)   uarta-feira, 23 de abril. Acordei e…

1 dia atrás